Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Curiosidade

<canvas id="tela" width="600" height="400"></canvas>
<script>
    function circuloAzul(evento) {
        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
        c.fillStyle = "blue";
        c.beginPath();
        c.arc(x,y,20,0,2*3.14);
        c.fill();
    }
    function circuloVermelho(evento) {
        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
        c.fillStyle = "red";
        c.beginPath();
        c.arc(x,y,20,0,2*3.14);
        c.fill();
        evento.preventDefault();
    }

    var tela = document.getElementById("tela");
    var c = tela.getContext("2d");

    c.fillStyle = "gray";
    c.fillRect(0,0,600,400);

    tela.onmousedown = circuloAzul;
    tela.oncontextmenu = circuloVermelho;

</script>

Esse é o meu código e deu muito trabalho para fazê-lo. Eu queria ter três funções: mostraClique, circuloAzul, circuloVermelho. Algo como:

funcao mostraClique() {
    se( botao_direito) {
        circuloAzul();
    }
    se(botao_esquerdo) {
        circuloVermelho();
    }
}

chamando função MostraClique();

Mas tive muita dificuldade para implementar. Eu tentei, por exemplo, colocar onmousedown e oncontextmenu como parâmetros dos ifs mas não deu certo. Enfim... Agora percebi outra coisa: quando mantenho pressionado o botão direito do mouse é pintado vermelho, quando solto se transforma em azul. Isso é normal ou é algum erro no meu código?

1 resposta
solução!

É que quando o botão direito está sendo pressionado ele ativa o onmousedown, e quando você solta ativa o oncontextmenu.

Utilize apenas o onmousedown para verificar os dois botões assim:

function circuloAzul(evento) {
  var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
  var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
  c.fillStyle = "blue";
  c.beginPath();
  c.arc(x, y, 20, 0, 2 * 3.14);
  c.fill();
}

function circuloVermelho(evento) {
  var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
  var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
  c.fillStyle = "red";
  c.beginPath();
  c.arc(x, y, 20, 0, 2 * 3.14);
  c.fill();
  evento.preventDefault();
}

var tela = document.getElementById("tela");
var c = tela.getContext("2d");

c.fillStyle = "gray";
c.fillRect(0, 0, 600, 400);

tela.onmousedown = function(e) {
  switch (e.which) {
    case 1: //botão esquerdo
      circuloAzul(e);
      break;
    case 3: //botão direito
      circuloVermelho(e);
      break;
  }
}

// Para evitar de abrir o menu do botão direito
tela.oncontextmenu = function() {
  return false;
}