<canvas id="tela" width="600" height="400"></canvas>
<script>
function circuloAzul(evento) {
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
c.fillStyle = "blue";
c.beginPath();
c.arc(x,y,20,0,2*3.14);
c.fill();
}
function circuloVermelho(evento) {
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
c.fillStyle = "red";
c.beginPath();
c.arc(x,y,20,0,2*3.14);
c.fill();
evento.preventDefault();
}
var tela = document.getElementById("tela");
var c = tela.getContext("2d");
c.fillStyle = "gray";
c.fillRect(0,0,600,400);
tela.onmousedown = circuloAzul;
tela.oncontextmenu = circuloVermelho;
</script>
Esse é o meu código e deu muito trabalho para fazê-lo. Eu queria ter três funções: mostraClique, circuloAzul, circuloVermelho. Algo como:
funcao mostraClique() {
se( botao_direito) {
circuloAzul();
}
se(botao_esquerdo) {
circuloVermelho();
}
}
chamando função MostraClique();
Mas tive muita dificuldade para implementar. Eu tentei, por exemplo, colocar onmousedown e oncontextmenu como parâmetros dos ifs mas não deu certo. Enfim... Agora percebi outra coisa: quando mantenho pressionado o botão direito do mouse é pintado vermelho, quando solto se transforma em azul. Isso é normal ou é algum erro no meu código?