Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Critério para definir o número de lags ao analisar a PACF para modelos AR

Olá, pessoal!

Estou estudando a construção de modelos autorregressivos (AR) e tenho uma dúvida relacionada à escolha da ordem p do modelo com base na Função de Autocorrelação Parcial (PACF).

Pelo que entendi, a ordem p é determinada observando o gráfico da PACF e identificando o último lag significativo antes que as autocorrelações parciais caiam dentro da faixa de insignificância (área azul). No exemplo, o maior lag significativo foi o 14, então a ordem sugerida foi p = 14.

Até aí tudo bem. Mas minha dúvida é:

Qual critério devo usar para definir o número total de lags a serem exibidos no gráfico da PACF, especialmente considerando que a série é mensal e tem 492 observações?

Por exemplo, no código abaixo, definimos lags=20:

from statsmodels.graphics.tsaplots import plot_acf, plot_pacf

fig = plt.figure(figsize=(16,8))

ax1 = fig.add_subplot(211)
fig = plot_acf(treino, lags=20, ax=ax1)

ax2 = fig.add_subplot(212)
fig = plot_pacf(treino, lags=20, ax=ax2)
  • Existe alguma regra ou heurística para escolher esse valor (lags=20)?
  • Devo sempre usar um número fixo, como 20, ou devo ajustar com base no tamanho da série ou em outro critério?
  • Para séries mensais, faz sentido usar múltiplos de 12 como 24, 36 ou 48 lags?
  • E se eu aumentar ou diminuir esse número, posso perder ou mascarar a ordem correta do modelo?

Agradeço desde já por qualquer ajuda!

Abraços

2 respostas
solução!

Olá, Carlos!

Sua pergunta é extremamente pertinente e mostra que você está indo além do que foi mostrado em aula. A escolha do número de lags para visualização na PACF é uma decisão crucial que impacta diretamente na sua análise.

Você está certo em sua abordagem de que a ordem p é o último lag significativo antes de cair na área de insignificância. O problema reside em saber até onde você deve "olhar".