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Criando um Portfólio

Processo de melhorias na Academia X.

O projeto a seguir relata a utilização do Desing Thinking para ajudar nas melhorias da Academia X, sendo Mariana a proprietária.

Essa Academia foi inaugurada em 2015, num bairro bem movimentado. Até 2020 tudo estava indo bem com os retornos financeiros e a satisfação de seus clientes. A partir de 2021, Marina e sua equipe sentiu uma perda brusca de seus clientes e também não houve a procura de novos usuários. Diante desse cenário perceberam que precisavam procurar uma forma pra corrigir essa situação.

Objetivos e metas: Com os problemas acontecendo rápido e a correria do dia a dia, toda a equipe sentiu a necessidade de trabalharem juntos, e o objetivo principal visava buscar uma forma de melhorar todo o processo de melhorias e corrigir os problemas encontrados.

Estratégia: Nesse caso, Marina pediu ajuda a um profissional que optou pela a metodologia do Desing Thinking, para descrever o processo criativo utilizado para auxiliar desde o problema principal e também a viabilidade da solução.

Foi usado também o método do Diamante Duplo. A Observação no ambiente foi feito com o intuito de captar alguns fatores. Nisso descobriram que os aparelhos precisavam de manutenção e ainda faltavam novos aparelhos para encantar os usuários. O espaço da Academia utilizava ventiladores comuns e deveriam ser trocados por ar condicionados. Os instrutores também se sentiam desmotivados por alguma razão a ser descoberta.

Durante a fase de análise as observações foram tomando formas em problemas mais específicos e categorizados de acordo com o escopo determinado. Espaço da academia: problemas com a manutenção e renovação de aparelhos.

Instrutores: Não se sentiam bem devido ao seu trabalho não está sendo bem divulgado.

Com toda análise definida,decidiram agir rápido para solucionar esses problemas. A partir dai, foi determinado o escopo principal do desafio a ser definido que era fazer as melhorias em todo espaço da academia X. Na fase de Ideação, a equipe decidiu fazer uma pesquisa com seus usuários para descobrir o nível de satisfação dos mesmo e corrigir possíveis falhas. A métrica NPS foi a escolhida para ajudar nessa parte.Com o resultado das pesquisas a proprietária teve uma visão de como deveria agir para oferecer sempre um bom serviço a seus usuários.

Considerações finais: Marina ficou bem satisfeita com o modelo adotado para resolver os problemas da sua empresa.