1
resposta

Criação e manipulação da venv

Estou utilizando o sistema Windows e crio a venv conforme passado no vídeo da aula. Mas na hora de ativar a venv no meu ambiente utilizando o comando sugerido em aula ven\Scripts\activate apresenta erro, a mensagem de erro mostra que o comando tentou rodar o arquivo activate.ps1. Se eu troco o comando para ven\Scripts\activate.bat não apresenta erro, mas o nome venv não fica ativo no meu diretorio. A mesma situação acontece para desativar, só funciona se eu colocar o .bat no final do deactivate. Seria um comportamento normal isto?

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Olá Wagner, tudo bem com você?

O erro que está sendo apresentado está informando que a execução de script está desabilitada. Usando o terminal aberto no VsCode estamos fazendo o uso do PowerShell. Será necessário realizar a liberação de execução de script no PowerShell, para isso basta seguir os passos abaixo:

  • Feche o VsCode

  • Va em pesquisar no menu do Windows 10 digite PowerShell e selecione o ícone clicando nele com o botão direito e clique em executar como Administrador.

  • Caso apareça uma janela com a seguinte mensagem “Deseja permitir que esse aplicativo faça alterações no seu dispositivo?”; clique em Sim.

    Início da transcrição. Imagem do menu pesquisar do windows 10, menu em cores cinza e com três destaques usando retângulos vermelhos, o primeiro destaque está na caixa de pesquisa, na parte inferior da imagem, na caixa de pesquisa está escrito PowerShell; o segundo destaque está na parte superior esquerda da imagem destacando o programa PowerShell, o terceiro destaque é para o menu de contexto do programa, está destacado a opção Executar como Administrador. Final da transcrição.

  • No PowerShell digite o seguinte comando e pressione enter:

    Set-ExecutionPolicy -ExecutionPolicy Unrestricted -Scope CurrentUser
    
  • Será perguntado se deseja aceitar as mudanças, digite s e pressione enter para confirmar.

    Início da transcrição. Imagem do PowerShell, imagem com fundo azul, possui dois destaques realizados usando retângulos vermelhos, o primeiro destaque está no comando “Set-ExecutionPolicy -ExecutionPolicy Unrestricted -Scope CurrentUser” digitado pelo usuário e o segundo destaque está na letra “s” digitada pelo usuário após executar o primeiro comando. Final da transcrição.

  • Com isso feito, tente executar novamente o comando de ativação do ambiente virtual dentro do Visual Studio Code:

    venv\Scripts\activate
    

Neste momento o texto (venv) deverá aparecer na frente do caminho do projeto indicando que o ambiente virtual está ativo.

Espero ter ajudado. Continue mergulhando em conhecimento e não hesite em voltar ao fórum para continuar aprendendo e interagindo com a comunidade. Em caso de dúvidas estou à disposição.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software