1
resposta

Criação do ambiente virtual

Pelo que entendi, para cada codigo que estiver testando tenho que criar um ambiente virtual. Porém todo ambiente tenho que instalar o pytest ou tem um meio de só chamar no código. Toda vez que tenho que seguir os passos: 1- criar um venv: python3 -m venv venv2- ativar o ambiente virtual: .\venv\Scripts\Activate.ps1(só ativou com esse codigo maluco - bem dito chatgpt...kkk) 3- instalar pytest: pip install -U pytest

Isso em cada pasta do mu código? é isso?

1 resposta

Olá, Roberto! Entendo que a criação de ambientes virtuais e a instalação de pacotes podem parecer um pouco repetitivas, mas eu posso te explicar o porquê disso.

A ideia de criar um ambiente virtual para cada projeto é justamente para isolar as dependências de cada um. Assim, se você tem um projeto que usa uma versão específica de uma biblioteca (como o pytest), isso não vai interferir em outro projeto que pode precisar de uma versão diferente.

Quanto à instalação do pytest em cada ambiente, isso é necessário porque, ao criar um novo ambiente virtual, ele é como uma "caixa vazia". Ele não tem nenhuma das bibliotecas que você instalou em outros ambientes. Portanto, você precisa instalar o pytest (ou qualquer outra biblioteca que seu projeto necessite) em cada ambiente que você criar.

No entanto, uma maneira de facilitar esse processo é usar um arquivo de requisitos (geralmente chamado requirements.txt). Nesse arquivo, você pode listar todas as bibliotecas e suas respectivas versões que seu projeto precisa. Assim, ao criar o ambiente virtual, você só precisa rodar o comando pip install -r requirements.txt e todas as bibliotecas listadas serão instaladas automaticamente.

Por exemplo, seu arquivo requirements.txt poderia ser algo como:

pytest==7.1.2

E então, após criar e ativar o ambiente virtual, você só precisaria rodar:

pip install -r requirements.txt

Espero ter ajudado e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software