3
respostas

CPF pode ser PK e FK ao mesmo tempo ?

Oi,

Na aula 3 é mostrado o modelo relacional mais proximo do SGBD é mostrado CPF como chave primaria e extrangeira ao mesmo tempo na relaçao Dependentes. Como pode a chave ser as duas coisas ao mesmo tempo em uma relaçao que pode ser repetida, visto que o funcionario pode ter mais de uma dependente?

O mesmo CPF é colocado com Chave Primaria na relaçao departamento onde ele e' chave extrangeira pois vem da relação funcionario. Não entendi o motivo.

Att

Carlos

3 respostas

Olá Carlos, tudo bem?

Você poderia informar qual a aula e atividade é abordado sobre este assunto Carlos? Assim poderei esclarecer melhor a sua dúvida.

Aguardo o seu retorno!

Boa tarde Carlos, tudo bem?

Pelo que entendi nos relacionamentos de entidade fraca com uma entidade forte precisamos criar uma relação(tabela), nela além dos atributos, pegamos a chave primária da entidade forte e ela ficará como chave estrangeira nessa relação(tabela).

entidade1 --> atributo CPF [pk] --> atributo A2 --> atributo A3 --> atributo A4 [pk]

RELAÇÃO ENTRE AS ENTIDADES

entidade2 --> atributo B1 [pk] --> atributo B2 --> atributo B3 --> atributo B4 [pk]

A relação (tabela) ficaria assim:

não muda - entidade 1 (forte - funcionário): CPF [pk], A2 , A3 , A4 [pk]

cria relação(tabela) - entidade2 (fraca - dependente): B1 [pk], B2 , B3 , B4 [pk], CPF [Fk], A4 [Fk] (ela continua com seus atributos e adiciona as pk da entidade forte aqui.)

Nesse caso a entidade1 é a forte, que são funcionários e a entidade2 é a fraca que são dependentes. Ele precisa ligar o dependente a um funcionário, pq ele só existe se tem o funcionário, então nesse caso CPF é uma chave estrangeira para a tabela funcionário mas é uma chave primária na sua própria tabela dependente.

É confuso mesmo, mas pensa numa tabela direto e faz a ligação entre elas que fica mais fácil para você imaginar.

Espero ter ajudado!

Olá Bruna,

Obrigado pela resposta, isso é um tanto complicado mesmo e precisa pensar bastante para poder entender. A minha pergunta não foi muito clara, eu entendo que o CPF seja chave primaria PK na relação funcionario e seja usada como chave extrageira FK em outras relações.

Porém, na aula há um slide que mostra a relação dependentes e dentro dela o atributo CFP marcado como PK, FK ao mesmo tempo. Como pode um atributo ser Pk e FK na mesma relação?

Obrigado.

Carlos

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software