1
resposta

Count de dados strings

Olá!

Eu fiz o curso a pedido do trabalho para automatizar um relatório trimestral com dados vindos de uma Stored Procedure e queria primeiro parabenizar a construção e o curso em si, muito bom!

Acontece que na hora de criar um gráfico de barras horizontal no relatório, eu precisava que ele mostrasse a quantidade total de cada "Tipo" que é o nome da minha coluna, e os dados na coluna são Strings. Ou seja, quantos Tipos de "INCLUSÃO DE PRODUTO TÉCNICO" tem e etc! Porém, eu tento construir o gráfico, um design que não ficou claro com funciona no curso, e ele fica todo errado e não encontro como fazer o sort dele para ficar do maior para o menor e parece que ele tem dificuldade em processar esse tipo de cálculo com dados em Strings, o ideal seria a Stored Procedure já retornar com esse cálculo? Com o resultado já em int?

Eu não acho material na internet :c e já tentei criar uma coluna com o cálculo ao invés de usar o cálculo do gráfico...

1 resposta

Oi, Anna, tudo bem?

Desculpe a demora em te responder!

Fico feliz em saber que você está gostando do curso e que está se dedicando a automatizar seu relatório trimestral no Power BI.

Para resolver o problema de contar a quantidade total de cada "Tipo" na coluna de dados strings, você pode utilizar a função COUNTROWS combinada com a função DISTINCTCOUNT.

Primeiro, você pode criar uma nova coluna na sua tabela utilizando a função DISTINCTCOUNT para contar a quantidade de tipos distintos. Por exemplo, você pode criar uma nova coluna chamada "Quantidade de Tipos" com a expressão abaixo:

Quantidade de Tipos = DISTINCTCOUNT(Tabela[Tipo])

Em seguida, você pode utilizar a função COUNTROWS para contar a quantidade total de cada tipo. Por exemplo, você pode criar uma medida chamada "Total de Tipos" com a fórmula:

Total de Tipos = COUNTROWS(Tabela)

Após criar essas medidas, você pode utilizar a medida "Total de Tipos" no gráfico de barras horizontal para exibir a quantidade total de cada tipo. Certifique-se de configurar o tipo de ordenação do gráfico para "do maior para o menor" para que os tipos sejam exibidos corretamente.

Quanto à sua pergunta sobre a Stored Procedure retornar o resultado já em int, isso seria uma opção viável. Se possível, você pode modificar a Stored Procedure para realizar o cálculo e retornar o resultado já convertido para int. Dessa forma, você teria os dados prontos para serem utilizados no Power BI.

Para que você tenha mais informações sobre as funções mencionadas, recomendo a leitura da documentação abaixo:

Lembre-se que os códigos acima são apenas exemplos para auxiliar na elaboração do código para o seu projeto. Todavia, vale ressaltar que como é um assunto externo aos cursos da Alura e que não tenho acesso ao cenário completo do projeto outros testes terão de ser feitos a fim de obter o resultado esperado, mas espero que esta resposta seja um bom ponto de partida para a resolução do seu problema.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!