O código original da "Opinião do instrutor" funcionava, porém tinha um problema chato. Para reproduzir o problema:
- Comece a desenhar normalmente (onmousedown);
- Mova o cursor para FORA do canvas, mantendo o botão pressionado (onmousedown);
- Enquanto o cursor estiver fora do canvas, solte o botão do mouse (onmouseup);
- Mova o cursor para dentro do canvas novamente;
Ao fazer estes passos, notamos que o cursor continua desenhando, mesmo que o botão do mouse não esteja pressionado.
Para corrigir o problema, criei uma outra variável chamada "documento", que recebeu o valor "document". Nós não vimos isso em específico na aula, mas interpretei que se podemos escrever no documento HTML usando document.write, e se podemos pegar uma tag HTML do documento usando document.querySelector, provavelmente eu poderia pegar informações "gerais" do documento usando apenas "document"... e bingo! Funcionou. :) Não sei se isso é recomendado, maaas... Outra coisa que fiz foi chamar a função para mudar cor por dentro da função "habilitaDesenhar". Com isso, posso apenas clicar dentro da cor que desejo e já sair desenhando, o que me faz economizar 1 clique do mouse. :P
<meta charset="UTF-8">
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
function desenhaQuadrado(x, y, tamanho, cor) {
pincel.fillStyle = cor;
pincel.fillRect(x, y, tamanho, tamanho)
pincel.fill();
}
function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {
pincel.fillStyle = cor;
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
pincel.fill();
}
function desenhaPaletaDeCores() {
desenhaQuadrado(xVermelho, yQuadrados, tamanhoQuadrados, "red");
desenhaQuadrado(xVerde, yQuadrados, tamanhoQuadrados, "green");
desenhaQuadrado(xAzul, yQuadrados, tamanhoQuadrados, "blue");
}
function lidaComMovimentoDoMouse(evento) {
x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
y = evento.pageY - tela.offsetTop;
evitaColisao();
if(desenha && !colisao) {
desenhaCirculo(x, y, raio, corAtual);
}
}
function habilitaDesenhar() {
desenha = true;
mudaCor();
}
function desabilitaDesenhar() {
desenha = false;
}
function mudaCor() {
if(y <= tamanhoQuadrados
&& x <= (xVermelho + tamanhoQuadrados)) {
corAtual = "red";
} else if(y <= tamanhoQuadrados
&& x <= (xVerde + tamanhoQuadrados)) {
corAtual = "green";
} else if(y <= tamanhoQuadrados
&& x <= (xAzul + tamanhoQuadrados)) {
corAtual = "blue";
}
}
function evitaColisao() {
if(y < (tamanhoQuadrados + raio)
&& x < (xAzul + tamanhoQuadrados + raio)) {
colisao = true;
} else {
colisao = false;
}
}
function aoSairDaCanvas(evento) {
xDoc = evento.pageX - tela.offsetLeft;
yDoc = evento.pageY - tela.offsetTop;
if(xDoc > (600 + raio)
|| xDoc < (tela.offsetLeft - raio)
|| yDoc > (400 + raio)
|| yDoc < (tela.offsetTop - raio)) {
foraDoCanvas = true;
} else {
foraDoCanvas = false;
}
}
var tela = document.querySelector("canvas");
var documento = document;
var pincel = tela.getContext("2d");
pincel.fillStyle = "lightgray";
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
var desenha = false;
var colisao = false;
var foraDoCanvas = true;
var corAtual = "blue";
var xVermelho = 0;
var xVerde = 50;
var xAzul = 100;
var yQuadrados = 0;
var tamanhoQuadrados = 50;
var x;
var y;
var xDoc;
var yDoc;
var raio = 5;
desenhaPaletaDeCores();
tela.onmousemove = lidaComMovimentoDoMouse;
documento.onmousemove = aoSairDaCanvas;
documento.onmousedown = habilitaDesenhar;
documento.onmouseup = desabilitaDesenhar;
</script>