Olá, Tenho dúvida com relação ao campo de data. É possível alterar as posições ou formatos das datas? Como converter o formato de 2018/05/24 para 24/05/2018', para visualizar os dados melhor?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Olá, Tenho dúvida com relação ao campo de data. É possível alterar as posições ou formatos das datas? Como converter o formato de 2018/05/24 para 24/05/2018', para visualizar os dados melhor?
Utilizando o comando FORMAT, veja o exemplo:
DATA_CADASTRO é um DateTime
Também veja neste link:
Victorino.
Ótimo! Se tiverem mais materiais, links com conteúdos de como manipular datas no SQL, podem compartilhar comigo, por favor? Quero me aprofundar.
Muito obrigada. Abraço à todos!
Olá Adriano, eu costumo usar o "to_date" em minhas consultas e nele passo o formato que desejo. Exemplo para uma consulta da tabela produto:
SELECT * FROM PRODUTO WHERE DATA = TO_DATE('24/05/2018', 'DD/MM/YYYY')
Ou seja, eu passo a data e formato que ele deverá ser aceito. Posso passar ele da maneira que quiser:
SELECT * FROM PRODUTO WHERE DATA= TO_DATE('2018/04/28', 'YYYY/MM/DD')
Ahh, a nomenclatura usada é: D corresponde a dia (day), M a Mês (month) e Y a ano (year)
Adriano
Contribuíndo com o post do nosso amigo Igor: O TO_DATE é uma função do ORACLE. Ou seja: Somente vale para este banco de dados. Para SQL SERVER você tem que usar o CAST/CONVERT. O TO_DATE não é uma função válida no SQL SERVER.
Att
Victorino.
Ahh sim, eu tinha utilizado somente no postgre e o oracle. Foi desatenção minha não reparar que era no SQL SERVER. Desculpe :)