Nunca estudei o diagrama entidade-relacionamento e, portanto, esse é meu primeiro contato com o tema. Minha questão, porém, não se refere ao que sei ou entendi a partir das aulas, mas sim ao que foi exposto nas aulas até aqui. Assim, não sei qual das opções que apresentarei a seguir está correta, mas sei as duas não são equivalentes e que portanto não podem ser sempre mutualmente verdadeiras.
Minha questão é sobre quais são as características que de fato definem uma entidade como sendo forte ou fraca. Na aula 5, seção de vídeo 'Identificando as entidades fortes e fracas', é defendido que uma entidade é dita fraca quando sua existência depende da presença de uma outra entidade. Enquanto que uma entidade forte é caracterizada por ser capaz de existir por si mesma, sem a necessidade de outra entendida que a sustente.
Minha dúvida foi também apresentada por outro aluno no fórum da aula 5, seção de vídeo 'Identificando as entidades fortes e fracas'. Na questão que ele abriu, um outro instrutor também defendeu a ideia de que entidade fraca é aquela entidade que depende de outra, ou seja, uma entidade fraca possui cardinalidade mínima total perante outra entidade.
Esses posicionamentos, contudo, não condizem com o que foi apresentado em diversos pontos anteriores do curso. Os pontos estão a seguir:
a) aula 2, seção de vídeo 'Representação Gráfica', minuto 4:22 - Nesse ponto o professor apresenta o conceito de entidade fraca e diz que tal entidade fraca é caracterizada por não possuir nenhum atributo chave;
b) aula 2, seção de vídeo 'Revisando o modelo inicial', minuto 4:51 - Nesse ponto o professor reforça a ideia de que uma entidade por não possuir nenhum atributo chave deverá então ser classificada como entidade fraca;
c) aula 2, seção de exercício 'Entidades fracas' - Esse exercício é proposto para avaliarmos se, de fato, entendemos o conceito de entidade fraca. Nesse exercício é dito com clareza e cito aqui "Entidade fraca é aquela que não identificamos nenhum atributo chave";
d) aula 3, seção de vídeo 'Entidades fracas', minuto 0:00 - Nesse vídeo, o primeiro slide, assim como a primeira frase do professor esclarece que uma entidade fraca "é aquela que não tem um atributo chave, não tem um atributo que a defina como única";
Agora nos aprofundando nos conceitos de Cardinalidade Mínima Total e Parcial ou Dependência de Existência, conceitos esses defendidos como referencial na determinação de entidades fortes e fracas. Esses conceitos foram apresentados na aula 3, seção de vídeo 'Cardinalidade entre os relacionamentos', minuto 6:34. Nesse ponto do curso o professor avalia as relações entre as entidades, segundo o ponto de vista do vínculo necessário ou não para a própria existência das entidades. Deixo claro que em ponto algum da apresentação ele se refere ao conceito de entidade fraca ou forte.
Já na aula 4, seção de vídeo 'Nomenclatura', minuto 5:12, o professor retoma a análise de Cardinalidade Mínima e dessa vez trabalhando com a representação desse conceito no diagrama. No diagrama apresentado podemos observar uma entidade E2 que possui Dependência de Existência de outra entidade E1. Apesar disso, essa entidade E2 não é representada segundo a convenção para entidades fracas, ou seja, com uma borda dupla. Assim, é razoável pensar que o professor apesar de considerar a entidade E2 dependente de E1, não a considera uma entidade fraca, pois se assim considerasse teria marcado-a com bordas duplas. Outro exemplo do mesmo fato está na aula 2, seção de vídeo 'Revisando o modelo inicial', no primeiro slide, onde podemos ver, entre outras coisas, que a entidade Projeto apesar de apresentar Dependência de Existência de duas outras entidades nâo é tida como uma entidade fraca, já que possui um atributo chave. Enquanto que a entidade Dependente, embora também tenha Dependência de Existência de outra entidade, é tida como entidade fraca por não possuir atributo chave.
Desse modo, gostaria de saber o que devo seguir: o professor das aulas 2, 3 e 4 ou os professores da aula 5 seção de vídeo 'Identificando entidades fortes e fracas' e do fórum.