Nunca estudei o diagrama entidade-relacionamento e, portanto, esse é meu primeiro contato com o tema. Minha questão, porém, não se refere ao que sei ou entendi a partir das aulas, mas sim ao que foi exposto nas aulas até aqui. Não sei qual das opções que apresentarei a seguir está correta, todavia sei que uma é o oposto da outra mas ambas foram apresentadas como válidas.
Minha questão é sobre o posicionamento da representação de cardinalidade. Na aula cinco seção de video 'Cardinalidade' foi mostrado no momento 6:15, por exemplo, que um Cliente pode fazer um ou n pedidos e que a representação desse fato (1,N) fica próxima à entidade Pedido. Enquanto que um Pedido é feito por um e somente um Cliente e a representação desse fato (1,1) fica próximo da entidade Cliente.
Esse posicionamento, contudo, não condiz com o que foi apresentado na aula 3 seção de video 'Cardinalidade entre os relacionamentos'. Nessa aula no momento 10:40, por exemplo, um Funcionário trabalha em um e somente um Departamento e a representação desse fato (1,1) fica próximo da própria entidade Funcionário. Já um Departamento possui um ou n funcionários e a representação desse fato (1,N) fica próxima à própria entidade Departamento.
Desse modo, nessas aulas, o posicionamento da cardinalidade está trocado. Gostaria de saber qual é o posicionamento correto para a representação da cardinalidade.
Caso não tenha me explicado bem, minha dúvida não se trata da regra de negócio implementada mas sim da incoerência das informações sobre o posicionamento da cardinalidade.
Aula 5: Entidade1<--cardinalidadeEnt2-->RELAÇÃO<--cardinalidadeEnt1-->Entidade2
Aula 3: Entidade1<--cardinalidadeEnt1-->RELAÇÃO<--cardinalidadeEnt2-->Entidade2
p.s.: Como eh que se faz parágrafos aqui nessa caixa de texto?