Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Contagem de produtos sem repetição

Como eu faria a contagem condicional, para me trazer o número de produtos que tenho, sem repetições?

3 respostas
solução!

Olá! No Excel, você pode usar a função CONT.SE juntamente com a função ÚNICO para contar o número de produtos únicos. A função ÚNICO retorna uma lista de valores únicos de um intervalo ou matriz, enquanto a função CONT.SE conta o número de células dentro de um intervalo que atendem ao critério especificado.

Aqui está um exemplo de como você pode fazer isso:

=CONT.NÚM(ÚNICO(A2:A100))

Neste exemplo, A2:A100 é o intervalo que contém os nomes dos seus produtos. A função ÚNICO retorna uma lista de produtos únicos desse intervalo, e a função CONT.NÚM conta o número de itens nessa lista.

Por favor, note que a função ÚNICO está disponível apenas nas versões mais recentes do Excel (Excel 365 e Excel 2019).

AGORA....

No Excel, você pode usar a combinação das funções FREQUÊNCIA e SE para contar o número de produtos únicos. Aqui está um exemplo de como você pode fazer isso:

Suponha que a coluna A contém os nomes dos produtos. Primeiro, você precisa ordenar esta coluna. Selecione a coluna, vá para o menu “Dados” e clique em “Classificar de A a Z”. Em seguida, em uma célula vazia, digite a seguinte fórmula e pressione Enter:

=SOMA(SE(FREQUÊNCIA(SE(A2:A100<>"", CORRESP(A2:A100, A2:A100, 0)), LIN(A2:A100)-LIN(A2)+1), 1))

Importante: Esta é uma fórmula de matriz, então você precisa pressionar Ctrl+Shift+Enter em vez de apenas Enter. Quando você faz isso, o Excel automaticamente coloca chaves {} em torno da fórmula. Esta fórmula funciona contando o número de vezes que cada produto aparece na coluna (usando a função FREQUÊNCIA), e então soma o número de vezes que cada produto aparece apenas uma vez (usando a função SE).

Espero que isso ajude! Se você tiver mais perguntas, fique à vontade para perguntar.

Pablo muito obrigada pela explicação.

Só uma correção, como a coluna que quero buscar é texto a fórmula é =CONT.VALORES(ÚNICO(A2:A100)).

Lembre-se de deixar seu tópico como resolvido ou concluído para obter alcance!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software