1
resposta

Consulta com Between

O índice do tipo b-tree não é usado pra consultas com >= e <= mas para consultas com between ele é usado ?

Temos muitas consultas que usam o >= e <=, seria interessante pra o desempenho usar in ou between no lugar ?

1 resposta

Olá Juliano, tudo bem?

Desde já peço desculpas pela demora em obter retorno.

Sobre sua pergunta, é importante lembrar que o uso de índices em consultas depende muito do contexto e da estrutura do banco de dados. Em relação ao uso do índice do tipo B-tree, ele pode ser utilizado em consultas com a cláusula BETWEEN, mas não necessariamente em todas as situações.

Em relação ao uso de IN ou BETWEEN, a escolha entre eles também depende da situação. Em geral, a cláusula IN é mais eficiente quando se trata de poucos valores, enquanto a cláusula BETWEEN é mais indicada quando se trata de um intervalo grande de valores.

Porém, é importante destacar que cada caso é único e deve ser analisado individualmente. O ideal é fazer testes de performance com diferentes opções para avaliar qual é a melhor escolha para o seu caso específico.

Juliano, aproveito para comunicar que esse curso ganhou uma versão atualizada: Desempenho do Oracle Database: otimização de consultas.

Espero ter ajudado.

Caso surja quaisquer dúvidas, fico à disposição.

Abraços!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software