Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Confirmação de E-mail após a expiração do Token

Boa tarde Matheus,

Considerando o seguinte cenário: Um usuário cria uma nova conta no blog do código e recebe o link para confirmar / verificar o seu e-mail. Porém ao invés de efetuar dentro do prazo de expiração do token que é de 5 dias (definido no projeto), o mesmo tenta efetuar após o período máximo de existência do token (ou seja, a partir do 6º dia)

Ocorrendo o cenário citado acima, logo esse usuário nunca irá conseguir realizar uma nova confirmação de e-mail já que é enviado apenas uma única vez a URL de confirmação após a criação da conta. Sendo assim, esse usuário não terá permissões específicas que poderia ter se fizesse a confirmação do e-mail.

Qual a melhor forma sugerida para resolver esse problema e considerando os critérios de segurança?

Obrigado.

4 respostas
solução!

a melhor forma é toda conta que solicitar o email de envio/confirmação seja enviado para uma fila/mensageria, ai fazer um processo que verifique os itens nessa fila e quando tiver a data de cadastro d+6 o mesmo deve ou reenviar o email de forma automática ou deletar a conta do banco.

Bacana, boa sugestão Pedro, obrigado

Boa tarde Felipe, tudo certo?

Você trouxe uma ótima indagação! Perguntas como essas mostram como que as soluções em tecnologia têm um escopo aberto e permitem diversas alternativas para resolver o mesmo problema. Vou complementar a resposta do Pedro e oferecer outra perspectiva também. Aqui vão duas propostas:

  1. Ter um canal de suporte, onde o usuário possa validar alguma informação dele e alguém de dentro da empresa possa validar manualmente essa conta;
  2. Criar uma nova rota que permite enviar um novo e-mail de confirmação para o usuário.

E como a maioria das soluções tecnológicas, existem prós e contras de cada uma, e a solução escolhida deve se adequar aos requisitos do projeto ou regras de negócio que você precisa seguir.

Nos cenários propostos, pode parecer uma escolha óbvia a segunda opção, mas caso essa funcionalidade ainda não tenha sido implementada e um cliente muito importante precise de acessar uma área restrita urgente, seria interessante ter a primeira medida em funcionamento.

Essa é apenas uma simplificação do problema, mas queria deixar claro como que regras de negócio distintas podem pedir soluções bem diferentes, e como também uma solução menos tecnológica pode servir bem à alguns problemas pontuais.

Continue assim e bons estudos!

Boa noite João, como vai?

Está ótimo, muito obrigado pela explicação

Até mais!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software