Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Configuração do ambiente

Ola,

Temos algum tutorial aqui no Alura ensinando a configuração do xamp+tomcat+java+mysql?

5 respostas

Oi Johhnn, estou na dúvida de por que você precisa do xamp.

Veja, o xamp já tem o MySQL embutido. Você tá pensando em trabalhar com PHP também?

Outra coisa: a instalação e configuração dos programas podem variar bastante dependendo do sistema operacional. Que sistema está usando?

Não acho que tenhamos algo tão abrangente, mas podemos pensar em algo pra te ajudar.

Olá Wanderson,

Na parte de infra, sou bem leigo e estou buscando as respostas, desculpe se a pergunta ficou confusa.

Pretendo hospedar em um servidor do tipo CLOUD. Provável que AWS (EC2).

Eu quero utilizar Java, Eclipse, MySQL, Apache TomCAT para poder futuramente colocar um sistema funcionando construído juntamente com o Spring - Curso do qual faço aqui no Alura.

Ouvi dizer que caso seja hospedado em um servidor na Nuvem, não é preciso instalar XAMP/WAMP essas coisas, pois eles servem somente para funcionarem localmente e não na internet, seria isso?

Em outras palavras, quais são as tecnologias que precisam para colocar um sistema WEB funcionando, seja hospedado em um servidor comum ou na Nuvem (pesquisei que as arquiteturas são diferentes, e muitas vezes os planos e preços também são diferentes)

Enfim, tudo caiu na questão de Infraestrutura (Servidor, Conexões, Hospedagem etc)

Vi alguns cursos de DNS aqui no Alura, mas não estou muito informado sobre esses assuntos e me ajudaria muito se você me esclarecesse ou me orientasse quanto à algum curso que trate estas questões de Infra.

Muito obrigado

solução!

Ouvi dizer que caso seja hospedado em um servidor na Nuvem, não é preciso instalar XAMP/WAMP essas coisas, pois eles servem somente para funcionarem localmente e não na internet, seria isso?

Sim e Não. Vejamos: Quando falamos nuvem, a ideia fica muito vaga, temos dois cenários pelo menos: Serviços Cloud que provisionam uma máquina, então neste caso você vai precisar instalar as coisas sim, mas não o Wamp ou Xamp, será o Apache, MySQL, PHP, etc... Geralmente em servidor, não se instala esses pacotes completos que trazem tudo de uma vez, mas na sua máquina mesmo sim. Ex: Digital Ocean

O outro cenário é onde o serviço provisiona sua infra também, além da máquina o serviço configura o que você vai usar de acordo com alguns parâmetros. Ex: Heroku

Na sua máquina local, você pra ter uma aplicação web java funcionando vai precisar do Java, Servidor de aplicação (Tomcat ou outro), Banco de dados (Geralmente MySQL, mas pode ser outro).

Nos cursos de java web geralmente você acaba aprendendo um pouco sobre infra por que o instrutor precisa configurar as coisas e no final do curso de spring, você aprende a colocar a aplicação pra funcionar no heroku se não me engano.

Se não estou enganado no curso de EC2 é mostrado como hospedar uma aplicação java web também, então é só verificar lá.

O curso de DNS é mais direcionado para o pessoal de redes mesmo. É bom saber um pouco sobre o assunto, mas acho que você não vai precisar desse curso por enquanto.

Perfeito Wanderson!

Acredito que o conceito de uso do XAMP/WAMP é voltado apenas para windowscuja plataforma que não é especifico para gerenciar/estabelecer um servidor, como o meu neste caso (utilizo Windows 07 PRO).

Já em um Windows Server, por exemplo, ou um servidor de Hospedagem onde voce configura o ambiente para poder colocar seu projeto, o WAMP/XAMP não seriam necessários devido ao fato do servidor que é o local do qual você está utilizando para colocar seu aplicativo WEB online já ser servidor com uma plataforma especifica para isso, como um Windows Server, ou algo do tipo voltado a isso, correto?

Com relação ao Apache TomCat, Java, MySQL, pude compreender perfeitamente.

Obrigado pela ajuda. Abraço!

Sobre o Windows Server, não necessariamente. Você ainda vai precisar instalar ferramentas nele sim. O Windows Server só vai mais opções de configurações do que o Windows normal por que em caso de servidores, precisamos de ferramentas de administração mais avançadas.