Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Configuração do ambiente

Ola,

Temos algum tutorial aqui no Alura ensinando a configuração do xamp+tomcat+java+mysql?

5 respostas

Oi Johhnn, estou na dúvida de por que você precisa do xamp.

Veja, o xamp já tem o MySQL embutido. Você tá pensando em trabalhar com PHP também?

Outra coisa: a instalação e configuração dos programas podem variar bastante dependendo do sistema operacional. Que sistema está usando?

Não acho que tenhamos algo tão abrangente, mas podemos pensar em algo pra te ajudar.

Olá Wanderson,

Na parte de infra, sou bem leigo e estou buscando as respostas, desculpe se a pergunta ficou confusa.

Pretendo hospedar em um servidor do tipo CLOUD. Provável que AWS (EC2).

Eu quero utilizar Java, Eclipse, MySQL, Apache TomCAT para poder futuramente colocar um sistema funcionando construído juntamente com o Spring - Curso do qual faço aqui no Alura.

Ouvi dizer que caso seja hospedado em um servidor na Nuvem, não é preciso instalar XAMP/WAMP essas coisas, pois eles servem somente para funcionarem localmente e não na internet, seria isso?

Em outras palavras, quais são as tecnologias que precisam para colocar um sistema WEB funcionando, seja hospedado em um servidor comum ou na Nuvem (pesquisei que as arquiteturas são diferentes, e muitas vezes os planos e preços também são diferentes)

Enfim, tudo caiu na questão de Infraestrutura (Servidor, Conexões, Hospedagem etc)

Vi alguns cursos de DNS aqui no Alura, mas não estou muito informado sobre esses assuntos e me ajudaria muito se você me esclarecesse ou me orientasse quanto à algum curso que trate estas questões de Infra.

Muito obrigado

solução!

Ouvi dizer que caso seja hospedado em um servidor na Nuvem, não é preciso instalar XAMP/WAMP essas coisas, pois eles servem somente para funcionarem localmente e não na internet, seria isso?