4
respostas

Confidencialidade

Boa tarde mestre, um feliz 2019 para todos nós, muita saúde e alegrias neste ano ok?

Voltando a nossa discussão (sem ser muito chato), imagine a seguinte situação : Tenho um sistema de compra e venda de mercadorias em cima do Blockchain. Após vários meses de operação, a receita federal ou a fazendo do estado querem me auditar para saber se estou recolhendo os impostos corretamente. Supondo que todas as transações são apenas feitas nesse sistema e eu me recuse a fornecer o acesso a eles, como terão acesso a estes dados? No sistema tradicional, um juiz determinaria a quebra do sigilo bancário e seria feito o rastreamento das transações, mas como isso ocorreria em um sistema como o que mencionei? Para não jogar a pergunta e ficar na arquibancada, pensei que a única chance seria de alguém com quem fiz qualquer transação dar os direitos a eles, mas mesmo nesse caso, eles só poderiam auditar as transações em que esta parte que deu o acesso participou. Que acham? Abraço.

4 respostas

Ola Herbert, um excelente tema para discussão. Se a sua blockchain for aberta (tipo a BitCoin) fica facial fazer a auditoria, pois qualquer pessoa tem a acesso os blocos minerados, agora se for algo fechado, voce como desenvolvedor teria que fornecer uma forma da receita fazer essa auditoria, uma banco de dados ou algo do tipo, tem algum Ledger aberto para eles ou alguma outra coisa, porque ao meu ver se sua Blockchain for fechada e a receita obrigar uma auditoria, com certeza vai rolar uma multa ou ate mesmo um processo judicial (pelo que entendo) Essa discussão eh muito interessante, muito legal ter levantado isso..

Abs

Sem dúvida Allan e este este aspecto que queria entender melhor. Como disse, se a blockchain for aberta, essa questão de qualquer pessoa ter acesso aos blocos minerados não poderia afetar a privacidade de quem tem bitcoins (por exemplo) e não quer que qualquer um saiba quanto tem, as transações que fez etc. Por outro lado, se for fechado, pela aplicação, a receita federal não vai ter a quem intimar para abrir os blocos, não tem como obrigar as pessoas não é?

Com relação aos BitCoins realmete vc consegue ver o quanto cada um tem nas carteiras que executam transações. Com relação a receita federal realmente não vai ter como intimar ninguém, acredito que tenha legislação em cima disso.

Sim, vi um caso na imprensa de uns golpistas que compravam bitcoins com o fruto de seus golpes, acho que foi em Goiania e a polícia convenceu um deles a abrir sua conta para eles verificarem, ou seja, o acusado deu o acesso. Em outro caso, o Órgão Público (acho que o MP) intimou a corretora de bitcoins a abrir o sigilo, não sei se isso é possível, mas se for em outro país, adeus... É isso. Obrigado.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software