Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Conexão Power Bi Gateway em dois servidores

Boa noite, Estou com problemas no power bi Serviço para conectar duas bases, estou fazendo uma conexão ODBC com banco de dados postgres, e tenho duas bases, uma em cada maq, e gostaria de unir as duas, acrescentando informações. Ex: dados da filial 1 e dados da filial 2,. porém uma substitui a outra. Consegue me ajudar?

5 respostas
solução!

Oi Erica, tudo ok?

Eu ficaria feliz em ajudar com a sua situação no Power BI. Você deseja conectar duas bases de dados Postgres em máquinas diferentes e combiná-las no Power BI, mantendo as informações de ambas. Você pode fazer isso usando a funcionalidade de consulta e transformação do Power BI. Aqui está um guia passo a passo:

1. Conexão com as bases de dados Postgres:

• No Power BI, vá para a guia "Página Inicial" (Home).
    • Selecione "Obter Dados" (Get Data) e escolha "Banco de Dados PostgreSQL" ou "ODBC" como a fonte de dados, dependendo do driver que você está usando para se conectar ao Postgres.
    • Configure a conexão para a primeira base de dados e importe os dados.
  2. Conexão com a segunda base de dados:

• Repita o processo para a segunda base de dados, mas crie uma consulta separada.
  3. Transformação de dados:

• Agora você deve ter duas consultas, uma para cada base de dados. É hora de combinar os dados.
    • Selecione a consulta da primeira base de dados.
    • Na guia "Modelagem" (Modeling), você pode usar a função "Unir Consultas" (Merge Queries) para combinar os dados da segunda base de dados. Escolha a coluna que serve como chave de junção.
    • Isso criará uma nova consulta com os dados combinados.
  4. Atualização dos Dados:

• Certifique-se de que suas consultas estão configuradas para carregar os dados apropriados. Você pode fazer isso na guia "Modelagem" usando a opção "Ativar Carga" (Enable Load).
  5. Relacionamento de Tabelas:

• Se você quiser criar relações entre as tabelas da primeira e da segunda base de dados, vá para a guia "Modelagem" e defina os relacionamentos conforme necessário.
  6. Visualização de Dados:

• Agora você pode criar relatórios e painéis com os dados combinados.

Lembre-se de que a qualidade dos resultados depende da estrutura de suas tabelas e da chave de junção. Certifique-se de que as colunas de junção tenham dados correspondentes nas duas bases de dados. Se necessário, faça transformações adicionais nos dados para que eles se alinhem corretamente.

Espero que este guia tenha sido útil. Se você tiver alguma pergunta adicional ou precisar de ajuda específica, por favor, me informe!

Abraços e bons estudos.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor marque ele como solução! ✓

Oi, Renan, tudo bem?

A solução que você me deu tem condições de funcionar sim, porem como eu tenho servidores em redes diferentes, são lojas distintas, eu estou criando um odbc em cada uma delas, que serão atualizadas somente no PowerBI service pelo gateway padrão. E o que está me complicando é não poder atualizar as bases de forma local para publicar o dashboard. Para isso, estou criando bases "fakes" na minha maquina, com mesmo nome que será utilizado no cliente, mas ainda está um pouco nebuloso como fazer a manutenção e a criação dos novos dashs, uma vez que não tenho as bases reais para testar. E no Cliente todas as bases tem o mesmo nome. Eu gostaria de saber, se existe alguma forma dinamica de passar por parametro as fontes de dados de cada uma das filiais, para que seja mais facil proseguir com as manutenções e as implementaçãoes de novos dashborads.

Agradeço a sua atenção.

Entendo a situação e os desafios que você está enfrentando. Parece que você deseja criar uma solução flexível que permita alternar entre as fontes de dados das filiais de forma dinâmica. Para isso, uma abordagem comum é usar parâmetros no Power BI para especificar a fonte de dados que você deseja usar. Aqui estão os passos para criar essa configuração:

1. Criação de Parâmetros:

• No Power BI Desktop, vá para a guia "Modelagem" (Modeling).
    • Selecione "Gerenciar Parâmetros" (Manage Parameters).
    • Crie um parâmetro para a fonte de dados das filiais. Você pode dar a ele um nome significativo, como "FonteDadosFilial".
  2. Definição das Opções do Parâmetro:

• Configure as opções do parâmetro para que ele contenha uma lista das fontes de dados das filiais, por exemplo, "Filial 1" e "Filial 2".
  3. Criação de Consultas Dinâmicas:

• Agora, você precisará criar consultas dinâmicas que dependem do valor selecionado no parâmetro.
    • Crie uma consulta de "Referência" (Reference) para cada base de dados, uma para a "Filial 1" e outra para a "Filial 2".
    • Em cada consulta, filtre os dados para a filial correspondente com base no valor do parâmetro. Por exemplo, você pode adicionar uma etapa de filtro nas consultas para selecionar apenas os dados da "Filial 1" se o parâmetro estiver definido como "Filial 1".
  4. União de Consultas Dinâmicas:

• Crie uma consulta que une dinamicamente as consultas da "Filial 1" e "Filial 2" com base no valor do parâmetro. Use a função "Unir Consultas" (Merge Queries) e escolha a consulta apropriada com base no valor do parâmetro.
  5. Configuração da Atualização:

• Certifique-se de configurar a atualização das consultas e do parâmetro para que, quando você publique no Power BI Service, possa selecionar a fonte de dados desejada.
  6. Publicação no Power BI Service:

• Publique o arquivo do Power BI no Power BI Service.
    • Configure a atualização das fontes de dados no Power BI Service usando o Gateway de Dados para garantir que as bases de dados nas filiais sejam atualizadas corretamente.
  7. Seleção da Fonte de Dados no Power BI Service:

• No Power BI Service, você poderá selecionar a fonte de dados apropriada usando o parâmetro que você definiu. Isso permitirá que você crie dashboards e relatórios com base na filial desejada.

Essa abordagem permitirá que você lide com fontes de dados dinâmicas com base no parâmetro selecionado, o que facilitará a manutenção e implementação de novos dashboards para diferentes filiais. Certifique-se de configurar as opções de atualização no Power BI Service para que as bases de dados das filiais sejam sincronizadas conforme necessário.

Era isso. Abraços e bons estudos.

Boa Noite Renan,

Ainda não consegui fazer essa implementação do parametro, pretendo aplicar, mas por hora pra resolver o problema no desktop criei um passo a mais, substituindo o nome da base depois da carga dos dados, não é a melhor forma mas ja deu para ver o resultado.

Muito obrigado pela sua Atenção.

Boa noite,

Estou evoluindo, ja tenho o conjunto de dados e já publiquei meu dash, agora o desafio está em fazer a atualização dessas bases, que estão no postgres em bancos separados em redes separadas, e como essas informações são servidores diferentes, eu configurei o gateway padrão, no qual consigo referenciar as meus dois odbc, porem ao atualizar ele não encontra a fonte de dados. E pelo que entendi, o gateway esta buscando a informação local.

Qual a maneira correta e mais eficiente para fazer essa atualização pelo Power Service, de forma que busque essas informações diretamente desses bancos de dados automaticamente, pela atualização agendada?