1
resposta

Conexão Power BI e AWS Redshift

Olá, como vão?

Estou com um problema em um modelo composto no Power BI online.

Temos uma fonte de dados da AWS reshift, que sempre funcionou perfeitamente e eu conseguia cirar visualizações com ela.

Meu chefe me pediu para adicionar uma fonte de dados externa ao banco de dados, mais especificamente uma planilha de excel, o que tornou o mdelo semântico composto.

Fiz todas as visualizações no desktop e publiquei no workplace do nosso PBI online. Só que deu um erro, dizendo que não há um gateway adequado. Logo, todas as visualizações que dependem do redshift pararam de funcionar. Entretanto, quando vou em conexões, ele diz que a conexão com o reshift está perfeita.

COmo posso fazer a voltar a funcionar?

1 resposta

Olá, Pedro, tudo bem?

Provavelmente no Power BI Desktop tudo funciona porque ele acessa diretamente seus arquivos e dados locais. No Power BI Service (online), o gateway precisa ser capaz de acessar ambas as fontes ao mesmo tempo, inclusive o Excel, que agora também é considerado uma "fonte externa".

Abaixo deixo duas sugestões que você testar.

1. Mover o Excel para um local acessível via gateway
    Se você adicionou um Excel local ou de rede compartilhada, o Power BI Service não consegue acessá-lo. Para resolver isso:

• Coloque o Excel em OneDrive for Business ou em uma biblioteca do SharePoint Online.
    • E conecte-se a ele no Power BI Desktop usando a opção de conexão web (não como arquivo local). Isso elimina a necessidade de gateway para o Excel.
    • Publique novamente o relatório.

Isso é o método mais recomendado pela Microsoft para evitar problemas com modelos compostos.

2. Configurar o gateway para todas as fontes
    Agora, se quiser continuar com o Excel em um local físico ou rede:

• Você precisa ter um gateway de dados instalado no computador/servidor onde o Excel está(Enterprise ou Pessoal).
    • O gateway deve estar registrado na mesma conta do workspace.
    • No Power BI Service, vá em Configurações > Conjuntos de dados > Gateway e conexões de dados.
    • Adicione uma fonte de dados nova ao gateway apontando para a pasta/arquivo do Excel.
    • Combine as duas fontes (Redshift + Excel) no gateway.

Uma dica importante é verificar o modo de conectividade da tabela do Redshift no Power BI Desktop. Verifique se está como DirectQuery ou Importação. Pois, modelos compostos tendem a funcionar melhor quando há consistência entre os modos utilizados nas diferentes fontes.

Espero ter ajudado.

Qualquer dúvida que surgir, compartilhe no fórum. Abraços e bons estudos!

Alguns links estão em inglês, utilize a tradução automática do navegador, caso se sinta mais confortável.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!