4
respostas

Conexão no Developer

Boa tarde

Após instalação do Oracle XE e do Developer não criou o arquivo TNSNAMES.ORA, mesmo eu seguindo o caminho do diretório informado não existia. Eu criei do zero usando como exemplo conforme o vídeo do instrutor. Sugestão, deixar disponível para os alunos um arquivo com a conexão e um tutorial de como editar no caso do hostname.

4 respostas

Olá, Vinicius, tudo bem?

Você poderia fornecer mais detalhes do seu ambiente?

  • Qual a versão do Oracle você instalou no seu ambiente?

Aguardo o seu retorno!

Ola Danielle, estou bem e vc?

Efetuei a instalações do OracleXE213_Win64 e sqldeveloper-21.4.1.349.1822-x64 conforme orientado na vídeo aula.

Na versão 21 do Oracle, os arquivos de conexão estão em um diretório um pouco diferente, dentro da pasta sample. Por este motivo, você pode não ter localizado os arquivos Vinicius

O que você pode tentar fazer, é carregar o arquivo da pasta sample e verificar se a conexão é realizada.

Você pode fazer isso da seguinte forma:

  • Em Conexão do Banco de Dados, na aba Banco de Dados Detectados clique em Carregar um arquivo TNS:

Na pagina inicial do SQL developer, em Conexão do Banco de Dados, na aba banco de dados detectados, existe o botão carregar um arquivo tns, que está circulado de vermelho e o botão criar conexão manualmente

  • Na nova janela que abrir acesse o diretório C:\app\danie\product\21c\dbhomeXE\network\admin\sample e selecione o arquivo tnsnames.ora:

Na nova janela que abriu ao clicar em Carregar um arquivo TNS , no diretorio sample onde estão os arquivos listener, sqlnet e tnsnames

  • Após carregar o novo diretório, ele localizará uma entrada TNS, clique em Criar uma Conexão Manualmente, para criar uma nova conexão:

Na pagina inicial do SQL developer, em Conexão do Banco de Dados, na aba banco de dados detectados, existe o banco de dados localizado, que está como o nome de alias, o botão carregar um arquivo tns e o botão de criar conexão manualmente que está circulado de vermelho

  • Altere as informações da nova conexão, informando o usuário e senha cadastrados no momento da instalação, e informando o Nome do Host e o SID, como por exemplo:

Criando uma nova conexão

Criando uma nova conexão, informando o usuário system e a senha, e em detalhes informando o host name e o SID

  • Após informar todos os dados corretamente, tente realizar a conexão.

Aguardo o seu retorno!

Ola Danielle.

Como eu ja criei um TNS novo e esta funcionando, achei melhor não mudar para não dar conflito ou problemas. mas vou deixar guardado essa orientação para caso nos próximos cursos de SQL que pretendo fazer precisar de alguma informação que esteja no TNS que fica no diretório informado já saberei para onde apontar.

Obrigado pelo apoio.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software