1
resposta

Concatenar a condição com a data

Por que devemos concatenar a condição na data em =MEDIASES(preço;data;">="&A17)? Não poderia ser apenas >=A17?

1 resposta

Boa noite Gustavo, tudo bem com você?

Caso você tente fazer a fórmula da maneira que você propôs =MÉDIASES(preço;data;>=A17) o excel exibirá uma mensagem de erro impedindo que a fórmula seja adicionada à célula. Mas por que isso acontece?

Acontece porque, quando queremos fazer uma expressão utilizando operadores de comparação ( >, >=, <, <=, = e <>), a função =MÉDIASES exige que a expressão seja feita em forma de texto, ou seja, entre aspas. Por exemplo, caso eu quisesse a média de preço para datas diferentes de 05/06/2017, a expressão seria =MÉDIASES(preço;data;"<> 05/06/2017"), mas como não queremos que a informação da data fique fixa dentro da nossa fórmula vamos apontar para a célula que contém o valor da data, a fórmula fica assim: =MÉDIASES(preço;data;"<>" &A17).

Como a ideia do exercício é fazer a média de preço a partir do dia 05/06/2018, deveremos utilizar o operador lógico >=, por esse motivo devemos fazer a concatenação.

Você pode dar uma olhada em outros exemplos aqui na documentação MÉDIASES (Função MÉDIASES).

Espero ter ajudado, mas qualquer coisa é só mandar mensagem viu?!

Abraço e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software