Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Concatenação vira numero?

Galera desculpa a minha ignorância no assunto, estou estudando há poucos dias, mas fiquei muito confuso com a seguinte situação.

Se somarmos o conteúdo idade1(numero)+idade2(string)+idade3(numero) o resultado ficaria 102012 por que o 20 se concatenou com 10 e o 12 somou com a concatenação 1020 + 12 que fica 102012, até ai perfeito, porém, quando dividiu-se por 3 ele trouxe um resultado de divisão de um numero por 3.

Então a concatenação de uma string com um numero não deveria dar erro? ao inves de tornar o numero 102012 válido para ser divisivel por 3?

pensei que ao concatenar ele deixaria de ser numero e daria erro.

Isso é possível somente em JS ou em outras linguagens também? E isso então é valido? essa concatenação transformou aquele numero em um numero real que pode ser matematicamente aplicado?

Agradeço a atenção!

4 respostas

Primeiramente não do que pedir desculpas. Aqui é um ambiente de aprendizado e absolutamente ninguém nasce sabendo.

Agora vamos para sua dúvida.

Em programação nem sempre os símbolos representam aquilo que já sabemos. É preciso desconstruir algumas coisas: Um bom exemplo é o sinal de igual (=) que no mundo javascript (e em muitas outras linguagens de programação) representa a operação de atribuição (x = y lê-se x RECEBE y)

Desta forma, nem sempre quando utilizamos o operador + estamos somando algo. Pelo seu texto acredito que tenha entendido essa parte.

O JavaScript foi construido para "aceitar desaforos" ele tenta ao máximo entender o que está acontecendo e consertar alguns descuidos, o que pode gerar esse tipo de confusão.

<meta charset="UTF-8">
<script>
    var IDADE1 = 10;
    var IDADE2 = "20";
    var IDADE3 = 12;

document.write("A média das idades é <br>");
    document.write( (IDADE1 + IDADE2 + IDADE3) / 3);
</script>