2
respostas

Como utilizar volumes na AWS

A utilização de volumes no EKS atualmente parece exigir mais etapas manuais do que GKE (equivalente da Google), por exemplo.

  • Quais os primeiros passos para utilizarmos volumes no EKS?
  • Quais as recomendações e melhores práticas para se utilizar volumes no EKS?
2 respostas

Olá, Vinicius! Beleza?

Para começar a usar volumes no EKS, você precisará criar um PersistentVolume (PV) e um PersistentVolumeClaim (PVC). O PV que é uma peça de armazenamento na nuvem, enquanto o PVC é uma solicitação para esse armazenamento. Você pode criar esses recursos usando arquivos YAML e o comando kubectl apply.

Exemplo de como um arquivo YAML para um PV pode parecer:

apiVersion: v1
kind: PersistentVolume
metadata:
  name: meu-pv
spec:
  capacity:
    storage: 10Gi
  volumeMode: Filesystem
  accessModes:
    - ReadWriteOnce
  persistentVolumeReclaimPolicy: Retain
  storageClassName: slow
  awsElasticBlockStore:
    volumeID: "<volume-id>"
    fsType: ext4

E aqui está um exemplo de um arquivo YAML para um PVC:

apiVersion: v1
kind: PersistentVolumeClaim
metadata:
  name: meu-pvc
spec:
  accessModes:
    - ReadWriteOnce
  storageClassName: slow
  resources:
    requests:
      storage: 10Gi

Depois você pode referenciar o PVC em seu arquivo de implantação para que seus pods possam usar o armazenamento.

Quanto às melhores práticas descritas na documentação, aqui estão algumas dicas:

  1. Use StorageClasses para gerenciar automaticamente a criação e exclusão de volumes.
  2. Sempre defina um persistentVolumeReclaimPolicy para seus PVs. Isso determina o que acontece com um volume quando ele não é mais necessário. A política Retain mantém o volume conforme está, enquanto Delete remove o volume.
  3. Use o modo de acesso ReadWriteOnce para volumes que só precisam ser montados por um único nó para leitura/gravação.

Espero ter entendido e ajudado de alguma forma. Valeu.

Obrigado pela resposta, Renan.

O awsElasticBlockStore não existe mais, mas aparentemente você recomenda o uso de EBS ao invés de EFS com k8s, é isso? Então eu usaria o driver CSI pra EBS. Aí a instalação é aquela chatinha mesmo (suponho que deva ter algum chart pra facilitar), certo?

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software