Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
10
respostas

Como torna programa java seguro?

Boa noite a todos. Estava pesquisando na internet sobre um assunto e acabei esbarrando em site falando sobre como fazer engenharia reversa de aplicativos java. Por isso surgiu a dúvida "Como torna um programa java 'seguro'?".

Dando uma olhada na web vi um vídeo falando que desde que o usuário conheça assembler todo programa é passivo de engenharia reversa, porém, pesquisando soluções ente num fórum aonde um dos membros falou algo que concordei:

"... Descompilar um bytecode do Java traz os dados de bandeja pra qq cara com menos de 1 mês de programação. Descompilar um código nativo vai vir um monte de chamadas assembly que não fazem sentido nenhum pra gente pela quantidade de código gerado...."

Quero entender melhor a situação, pois estou estudando java, mas se for preciso simplesmente aceito começar a estudar outra linguagem em troca de conseguir uma nível de segurança maior nos meus projetos.

10 respostas
solução!

Olá Guilherme, realmente é possível descompilar um bytecode de java. No entanto, hoje já existem alternativas para tornar o código mais seguro sim. No entanto, isso não torna seu programa 100% seguro, apenas dificulta a descompilação. Mas não deixe isso te abalar, afinal toda linguagem que utiliza compilador está suscetível a engenharia reversa.

Para proteger mais seu código Java, você pode se utilizar de Ofuscadores. O ofuscamento é um processo de transformar o bytecode em uma forma menos legível por humanos, dificultando assim a engenharia reversa. Assim, o processo consiste em remover informações relacionadas a depuração como tabelas de variáveis, número de linhas e renomear os pacotes, classes e métodos. Há também alguns ofuscadores mais avançados que alteram o fluxo de controle do código, reestruturando assim a lógica existente e inserindo códigos falsos que não funcionam.