4
respostas

Como selecionar um campo de uma linha de uma tabela SQL ou Gsheet?

Bom dia. Gostei muito e entendi como funcionam as funções de agregação e campos calculados, assim como mostrar estas informações em cartões.

Gostaria saber se é possivel mostrar um único campo (ou celula) de uma única linha de uma tabela, selecionando ela seja por algum numero de indice ou por alguma condição. O Looker permite fazer algum "select" para trazer uma unica informação?

O objetivo é mostrar um dado específico num cartão.

Por exemplo, quero colocar um cartão que mostre o campo "NomeColaboradores" do registro 3, "Akinkuolie, Sarah"

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

4 respostas

Ooi, Pablo! Como vai?

Para mostrar um único campo de uma linha de uma tabela no Looker Studio, você pode usar os controles para fazer um filtro e ajustar a tabela para exibir apenas o campo que é do seu interesse.

Para fazer um filtro pelo campo "NomeColaboradores", você pode adicionar esse campo a um controle, poderia adicionar ao controle do tipo “Lista suspensa”, por exemplo. Por meio dessa lista suspensa, você pode pesquisar pelo nome "Akinkuolie, Sarah” e visualizar apenas a linha da tabela em que "NomeColaboradores" é igual a "Akinkuolie, Sarah”. Além de poder visualizar em seus cards apenas os valores que correspondem a "Akinkuolie, Sarah”.

Após fazer esse filtro, basta usar a aba "Propriedades" para alterar as configurações e o estilo da tabela, até que reste apenas a célula que é do seu interesse.

Vou deixar abaixo um gif mostrando como eu fiz esse processo em um conjunto de dados.

Início da descrição. Gif mostrando como adicionar uma lista suspensa por meio do campo de controles do Looker Studio e configurar uma tabela para mostrar apenas uma célula. Fim da descrição.

→ Embora o meu conjunto de dados seja diferente do seu, você pode seguir os mesmos passos, adaptando-os ao seu conjunto de dados. É importante comentar também que existem outras formas de fazer filtros no Looker Studio, você pode se desafiar a explorar outras possibilidades.

Espero ter ajudado!

Abraço!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Obrigado.

Seria possivel criar um campo de agregação e fazer a seleção do que eu preciso usando SQL diretamente na definição do campo?

Vou explicar:

Na verdade o objetivo não é mostrar o campo num dashboard; o conteudo do campo que preciso pegar é um string que representa um Json, então preciso:

1. Pegar o campo em questão,
  2. Extrair desse campo, o dado dentro do Json.

Não sei se no ponto que estou no curso (filtros) temos alguma ferramenta para leitura/extração de dados Json.

Obrigado.

Olá, Pablo!

Fico muito feliz em ver seu engajamento com o conteúdo!

Vou tentar esclarecer sua dúvida para que possamos te ajudar da melhor forma possível. Você tem interesse em manipular dados em formato JSON dentro do Looker Studio, certo?

Se for esse o caso, vou deixar abaixo algumas sugestões para facilitar seu trabalho:

→ Pré-processamento dos Dados JSON: O Looker Studio não possui suporte nativo para arquivos JSON, então é importante processar e organizar seus dados antes de importá-los. Uma abordagem comum é transformar seus dados JSON em um formato mais estruturado, como tabelas, utilizando uma ferramenta de ETL (Extract, Transform, Load) ou uma linguagem de programação como Python. Isso permitirá que você normalize os dados, extraia as informações necessárias e os organize de maneira que facilite a análise.

→ Uso de Bancos de Dados: Outra opção é carregar seus dados JSON em um banco de dados relacional, como MySQL ou PostgreSQL, ou em um banco de dados NoSQL, como MongoDB. Esses bancos de dados oferecem ferramentas para lidar com estruturas complexas de dados e podem ser conectados ao Looker Studio para visualização. Assim, você consegue manipular os dados de maneira mais eficiente e ter maior controle sobre suas consultas e visualizações.

→ Conexão com o Looker Studio: Após transformar seus dados, você pode conectar o Looker Studio ao banco de dados ou à ferramenta que está utilizando. O Looker Studio suporta várias fontes de dados, e conectar-se a elas permitirá criar dashboards e relatórios interativos e dinâmicos com mais facilidade.

Espero que essas dicas sejam úteis e que ajudem a simplificar seu processo de trabalho com o Looker Studio. Se tiver mais perguntas ou precisar de mais assistência, não hesite em perguntar!

Abraço!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Pronto, foi muito util a confirmação, para definir como vou estruturar meus dados.

Obrigado