Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Como saber qual programa gasta menos recursos? Os 2 fazem a mesma ação, mas com códigos diferentes.

Estou fazendo a parte 2 do curso de python 3, me entusiasmei e fiz uma forma matemática pra sair do laço while, no jogo da forca, já que não sabia como fazer usando o True. Então cheguei na parte que o professor explica como, apliquei a forma dele, porém, o meu code antigo tinha menos linhas. Agora não sei qual seria mais eficiente.

2 respostas
solução!

Daniel, tudo bem? Essa é uma discussão simples que pode ficar bem complicada. Mas para você entender um pouco, tem um conceito na ciência da computação que é a Complexidade de Algoritmos. Com ela você consegue fazer uma análise mais profunda de como seu algoritmos vai se comportar. É uma matéria, se bem dada e estudada, que leva um ou dois semestres. Abaixo um slide da USP para você entender um pouco mais, e por cima, do que estou falando.

https://www.ime.usp.br/~song/mac5710/slides/01complex.pdf

De forma prática muitos desenvolvedores contam o tempo de execução do seu programa. Isso não é muito correto, mas você consegue ter uma ideia do que está acontecendo. Para essa técnica você pode usar alguma biblioteca de data/tempo, pega uma hora inicial antes do algoritmo rodar, uma hora depois que o algoritmo rodar e faz a diferença. Segue um exemplo:

https://pythonhelp.wordpress.com/2011/09/13/medindo-tempo-de-execucao-de-programas-python/

Vlw cara :D, vou dá aquele check com o tempo, mas, como vc mesmo falou, acho que não vai ser uma forma tão eficiente, já que o programa tem muitos inputs.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software