2
respostas

Como pintar ao clicar e ao mover o mouse?

<meta charset="UTF-8">
<canvas width="600" height="400"></canvas><br>
Escolha uma cor <input type="color">

<script>
    var tela = document.querySelector("canvas");
    var pincel = tela.getContext("2d");
    var paleta = document.querySelector("input");
    pincel.fillStyle = "grey";
    pincel.fillRect( 0, 0, 600, 400);

    var cores = ["blue", "red", "green"];
    var i = 0;

    //muda a cor do pincel ao clicar com o botao direito
    tela.oncontextmenu =  function(){
        i++;
        if (i >= cores.length) i = 0;
        return false;
    }

    var desenha = false;
    var raio = 10;
    tela.onmousemove = function(evento){
        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;


        if (evento.shiftKey && raio <= 40) raio += 10;
        if (evento.altKey && raio > 10) raio -= 5;
        if (desenha){
            pincel.fillStyle = paleta.value;
            pincel.beginPath();
            pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
            pincel.fill();
        }
        console.log(x, + ", ", y);
    }
    tela.onclick = function(desenha = true;)
    tela.onmousedown = function(){desenha = true;}
    tela.onmouseup = function(){desenha = false;}
</script>

É possível usar a função do canvas onclick ao mesmo tempo que usar a onmousedown?

2 respostas

O códígo não compila e não entendi o motivo. Erro na linha 40!

Fala, Lukas! Tudo bem contigo?

O problema aconteceu nessa linha

tela.onclick = function(desenha = true;)

Podemos repetir o mesmo molde das funções abaixo para que a função receba o desenha = true

tela.onclick = function() {desenha = true;}

Porém, temos dois pontos para serem alterados:

O primeiro é que desenha constantemente, sem um intervalo. Já o segundo ponto é que no consoleaparece que uma variável não está sendo considerada como número (NaN)

Imgur

Dê uma analisada e nos retorne ;-)

Ficaremos no aguardo, Lukas!

Um abraço e bons estudos!