2
respostas

Como (não) versionar os arquivos de configuração do Firebase

Olá.

Em um ambiente de desenvolvimento real, os arquivos de configuração de banco de dados costumam não serem versionados no git para que cada desenvolvedor possa ter seu próprio ambiente de testes controlado. Gostaria de saber qual o procedimento com o Firebase. Uma vez que o Firebase for configurado no projeto, quais são as práticas para manter esse ambiente de desenvolvimento limpo? Devo adicionar apenas arquivos de código com o "git add"? Ou adicionar arquivos de configuração ao git ignore para ser mais conveniente? Enfim, qual a prática recomendada de mercado?

Obrigado.

2 respostas

Olá, Eduardo. Tudo bem?

Você tá absolutamente certo ao se preocupar com a versionamento dos arquivos de configuração do Firebase. Em um ambiente de desenvolvimento real, é importante garantir que informações sensíveis, como chaves de API e configurações de banco de dados, não sejam expostas publicamente.

No caso do Firebase, a prática recomendada é não versionar os arquivos de configuração sensíveis, como o google-services.json (Android) e GoogleService-Info.plist (iOS). Isso porque eles contêm informações específicas do projeto que, se expostas, podem comprometer a segurança do ambiente. Para manter seu repositório limpo, adicione esses arquivos ao .gitignore.

Uma abordagem comum é armazenar esses arquivos em um local seguro e documentar no README do projeto como configurá-los. Assim, cada desenvolvedor configura seu ambiente local sem riscos.

Um abraço e bons estudos.

Bom complemento. Parabéns.