1
resposta

Como mostrar Medida como evolução no gráfico de barras

Eu tenho uma base de dados, de uma pesquisa NPS Reduzida para facilitar a explicação do meu problema, segue abaixo

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

• Criei medidas Para Somar a quantidade de Promotores - Notas 9 e 10 e Diminuir pela quantidade de Detratores, para identificar as Notas NPS de cada serviço.

• Eu criei uma coluna temporaria (Classificação), onde escreve Promotores, se for 09 ou 10.

• Qt. P Serviço de Email = CALCULATE([Qt. NU Serviço de Email], 'Pesquisas'[Classificação] = "Promotores")

• Depois identifico os Detratores

• Qt. D Serviço de Email = CALCULATE([Qt. NU Serviço de Email], 'Pesquisas'[Classificação] = "Detratores")

• Pego a porcentagem de Cada um com relação a quantidade total de registros

• % P Recomendaria = DIVIDE([Qt. P Recomendaria], [Qt. NPS Recomendaria])

• E faço a conta para chegar no NPS

• Resultado NPS Recomendaria = ('Medidas'[% P Recomendaria] - 'Medidas'[% D Recomendaria])

Faço isso para cada serviço.

PROBLEMA IDENTIFICADO

Dessa forma, eu tenho os Serviços com resultado Separado no Medida.

O QUE EU PRECISO

Mostrar em um gráfico de Barras esse Resultado. Exemplo

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Olá Antônio, tudo bem com você?

O seu layout de dados, onde cada serviço é representado como uma coluna e cada linha representa um valor, na verdade, não é o melhor formato para fazer essa análise através do gráfico de barras e isso porque cada serviço acaba sendo tratado como uma variável independente, dificultando a comparação entre eles. O ideal para uma análise mais eficaz seria ter os serviços representados como linhas, o que permitiria uma melhor organização e compreensão dos dados. Por exemplo:

EmpresaServiçoValor
AAA001Serviço de Email9
AAA001DNS9
AAA001Recomendaria10
.........

Dessa maneira, para construir o gráfico de barras, transforme as colunas em linhas. Na janela do Power Query, selecione todas as colunas de serviços e escolha a opção "Transformar colunas em linhas":

Imagem que mostra a opção transformar colunas em linhas

Resultado da transformação

No painel de visual, escolha o de barras empilhadas. No eixo Y coloque o Nome do Serviço e no eixo X coloque o valor ou a medida correspondente:

Imagem que mostra o resultado do gráfico

Adaptações para o seu contexto serão necessárias.

Espero ter ajudado. Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!