Olá, seria possível incluir no curso algumas dicas de como melhorar a performance do Android Studio, ou recomendar um IDE que seja mais performático.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Olá, seria possível incluir no curso algumas dicas de como melhorar a performance do Android Studio, ou recomendar um IDE que seja mais performático.
Oi Tiago, tudo bem ?
Para o android em si o recomendado é usar o android studio mesmo.
Sei que ela demanda de bastante recursos da máquina, ainda mais no ambiente windows onde chega a dar grandes engasgadas, no linux ela já se mantem mais estável com pequenos gargalos quando a memoria ram é compartilhada com diversos aplicativos, já o no macos ele se comporta bem.
trabalhe com o Gradle offline o máximo que puder foi a melhor dica de performance do AS que eu tive.
Vou testar aqui, porque está difícil fazer alguma coisa. Além de testar direto no Android do Celular.
O emulador nunca me afetou, mas o gradle...
O programa é pesado mesmo kkkk, logo se acostuma. Mas sigo algumas dicas para economizar tempo:
Não sei se trabalha com muitos projetos, mas o principal é não deixar o Android Studio abrir o ultimo projeto automaticamente. Tente abrir ele antes de abrir os demais programas Use seu celular ao invés do AVD para rodar os projetos
Com as últimas atualizações do Android Studio e do plugin do Gradle, agora é possível definir se o Gradle deve recompilar as dependências a cada novo build ou buildar somente uma vez.
Antigamente tínhamos no build.gradle:
compile 'br.com.dependencia'
Agora, temos algumas opções:
api 'br.com.dependencia'
A cada alteração em 'br.com.dependencia' o gradle recompila essa dependência e todos os módulos que usam essa dependência direta ou indiretamente.
É o mesmo que o compile fazia antigamente.
implementation 'br.com.dependencia'
A cada alteração em 'br.com.dependencia' o gradle recompila essa dependência e apenas os módulos que usam essa dependência diretamente.
Ou seja, usar implementation nas dependências no lugar de api torna o build do projeto mais rápido. ;)
Opa, valeu pessoal. Felipe Torres, onde ativo essa configuração do Glade no Android Studio?
No build.gradle (project: ...) é só atualizar a versão do Gradle:
dependencies {
classpath 'com.android.tools.build:gradle:3.1.2'
....
}
Não tenho certeza da compatibilidade do Gradle 3 com o Android Studio 2.x. Se der algum problema bizarro, é só voltar a versão (pra dar andamento ao curso) ou atualizar o Android Studio para o 3.x.