Olá, seria possível incluir no curso algumas dicas de como melhorar a performance do Android Studio, ou recomendar um IDE que seja mais performático.
Olá, seria possível incluir no curso algumas dicas de como melhorar a performance do Android Studio, ou recomendar um IDE que seja mais performático.
Oi Tiago, tudo bem ?
Para o android em si o recomendado é usar o android studio mesmo.
Sei que ela demanda de bastante recursos da máquina, ainda mais no ambiente windows onde chega a dar grandes engasgadas, no linux ela já se mantem mais estável com pequenos gargalos quando a memoria ram é compartilhada com diversos aplicativos, já o no macos ele se comporta bem.
trabalhe com o Gradle offline o máximo que puder foi a melhor dica de performance do AS que eu tive.
Vou testar aqui, porque está difícil fazer alguma coisa. Além de testar direto no Android do Celular.
O emulador nunca me afetou, mas o gradle...
O programa é pesado mesmo kkkk, logo se acostuma. Mas sigo algumas dicas para economizar tempo:
Não sei se trabalha com muitos projetos, mas o principal é não deixar o Android Studio abrir o ultimo projeto automaticamente. Tente abrir ele antes de abrir os demais programas Use seu celular ao invés do AVD para rodar os projetos
Com as últimas atualizações do Android Studio e do plugin do Gradle, agora é possível definir se o Gradle deve recompilar as dependências a cada novo build ou buildar somente uma vez.
Antigamente tínhamos no build.gradle
:
compile 'br.com.dependencia'
Agora, temos algumas opções:
api 'br.com.dependencia'
A cada alteração em 'br.com.dependencia'
o gradle recompila essa dependência e todos os módulos que usam essa dependência direta ou indiretamente.
É o mesmo que o compile
fazia antigamente.
implementation 'br.com.dependencia'
A cada alteração em 'br.com.dependencia'
o gradle recompila essa dependência e apenas os módulos que usam essa dependência diretamente.
Ou seja, usar implementation
nas dependências no lugar de api
torna o build do projeto mais rápido. ;)
Opa, valeu pessoal. Felipe Torres, onde ativo essa configuração do Glade no Android Studio?
No build.gradle (project: ...)
é só atualizar a versão do Gradle:
dependencies {
classpath 'com.android.tools.build:gradle:3.1.2'
....
}
Não tenho certeza da compatibilidade do Gradle 3 com o Android Studio 2.x. Se der algum problema bizarro, é só voltar a versão (pra dar andamento ao curso) ou atualizar o Android Studio para o 3.x.