5
respostas

Como manter os passos ao transformar dados da mesma característica?

Boa noite, pessoal.

Exemplo: eu tratei uma série de dados na guia "Transformar Dados" e apliquei, ok. Agora como eu faço para manter esses passos e tratar uma nova fonte de dados do mesmo padrão com os mesmos passos? (Uma espécie de macro no excel).

Valeu, abraço!

5 respostas

Olá Mauricio, tudo bem?

Neste caso Mauricio, se eu entende corretamente o que você está querendo fazer, você precisa realizar novamente a conexão com a nova fonte de dados e realizar todos os passos com os dados dessa nova fonte, e os dados que já foram tratados não sofrem alterações.

Pelo que entende da sua explicação Mauricio:

  • Você está querendo realizar a conexão com vários arquivos EXCEL?
  • Esses arquivos tem relação entre si?

Aguardo o seu retorno!

Boa tarde, Danielle. Tudo ótimo e com você?

Deixe-me explicar melhor.

O arquivo em CSV que eu preciso analisar terá sempre a mesma estrutura. Toda semana eu preciso carregar ele no PowerBI.

Ao carregar no PowerBI eu faço o tratamento dos dados, por exemplo, alterando algumas colunas de NUMÉRICAS para TEXTO.

O que eu gostaria de saber é se existe alguma forma de gravar esse tratamento dos dados para que quando eu carregue ele novamente eu não precise trata-los novamente.

Obrigado!

Certo Mauricio, compreende a sua dúvida, mas você poderia informar só mais um detalhe ? Neste caso, as informações sempre serão acrescentadas ao mesmo arquivo que já está carregado no Power BI? Ou você precisa carregar sempre um novo arquivo com as novas informações acrescentadas?

Vou tentar ser mais clara, você edita o arquivo e adiciona as novas informações ou é criado um novo arquivo sempre que foi inserir novos dados?

Beleza, serão sempre novos arquivos. Não irei acrescentar dados a um arquivo existente.

Olá Mauricio!

Peço desculpas pela demora no retorno.

Você pode tratar uma nova fonte de dados sempre com os mesmos passos da seguinte forma:

  • Após carregar a nova fonte de dados, na página inicial clique em transformar dados:

Acessando o transformar dados

  • Selecione a tabela que já está com todas as etapas da transformação de dados feita e clique em Editor avançado

acessando editor avançado

  • Ao clicar em editor avançado, ficará disponível para você todo o passo a passo com todas as alterações realizadas na tabela, você pode copiar todo o passo a passo e no editor avançado da nova tabela colar o código.

Como você informou que os arquivos sempre tem a mesma estrutura, ou seja, sempre os mesmos campos, você apenas precisa alterar o diretório e nome do arquivo, caso sejam diferentes:

Acessando o editor avançado

  • Ao clicar em Concluído, todas as etapas devem ser aplicadas ao seu novo arquivo.

Caso você tenha dúvidas de como funciona o editor avançado, vou deixar aqui para você, o link da aula onde o instrutor David explica como esse ditor funciona: link

Espero ter ajudado, qualquer dúvida é só falar e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software