Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Como lidar com objeto deployment

Olá, como vão? Eu gostaria de saber se alguém consegue dizer como : 1- Apagar, de fato, um objeto deployment. 2- Fazer uma "cópia" desse objeto para em seguida fazer o deploy num outro node.

Obrigado

3 respostas
solução!

Olá Marcos,

Para deletar um objeto deployment, você poderia colocar o comando:

kubectl delete deployment [nome do deploment configurado no campo metadata]

Com relação ao fazer cópia não sei ao certo se entendi corretamente, você poderia por exemplo ter clusters diferentes e configurar qual cluster fazer o deployment com o comando config set-context do kubernetes. Com isso poderíamos alterar entre os clusters e teríamos o mesmo objeto deployment em clusters diferentes, como se fosse uma "cópia".

Olá Rafael. Eu não me expressei bem. O que eu queria era deletar um pod. Mas como ele está sendo abstraído num objeto deployment, eu nunca conseguia, afinal o deployment levanta outro pod igual. Acho que você acabar de responder. Eu devo deletar o objeto deployment, não é?

A outra questão é: Eu quero fazer uma cópia do pod em runtime. Mais precisamente, eu quero trocar esse pod de node. Ou seja, um pod A roda num node N1, e agora eu quero que o pod A rode no node N2. Entende?

Olá Marcos,

Exatamente, nesse caso como o Pod foi abstraído pelo objeto Deployment, torna-se necessário remover o objeto Deployment pois com isso os objetos abstraídos também serão removidos.

Ah entendi, nesse caso, o Kubernetes oferece a possibilidade de trabalhar com a label nodeSelector, a ideia seria configurar um node com uma label de identificação e na criação do pod, você passaria essa label de identificação do node com a chave nodeSelector. Estou passando abaixo o link da documentação do Kubernetes que fornece mais detalhes sobre a configuração:

https://kubernetes.io/docs/concepts/configuration/assign-pod-node/

Abs

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software