Olá, como vão? Eu gostaria de saber se alguém consegue dizer como : 1- Apagar, de fato, um objeto deployment. 2- Fazer uma "cópia" desse objeto para em seguida fazer o deploy num outro node.
Obrigado
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Olá, como vão? Eu gostaria de saber se alguém consegue dizer como : 1- Apagar, de fato, um objeto deployment. 2- Fazer uma "cópia" desse objeto para em seguida fazer o deploy num outro node.
Obrigado
Olá Marcos,
Para deletar um objeto deployment, você poderia colocar o comando:
kubectl delete deployment [nome do deploment configurado no campo metadata]
Com relação ao fazer cópia não sei ao certo se entendi corretamente, você poderia por exemplo ter clusters diferentes e configurar qual cluster fazer o deployment com o comando config set-context do kubernetes. Com isso poderíamos alterar entre os clusters e teríamos o mesmo objeto deployment em clusters diferentes, como se fosse uma "cópia".
Olá Rafael. Eu não me expressei bem. O que eu queria era deletar um pod. Mas como ele está sendo abstraído num objeto deployment, eu nunca conseguia, afinal o deployment levanta outro pod igual. Acho que você acabar de responder. Eu devo deletar o objeto deployment, não é?
A outra questão é: Eu quero fazer uma cópia do pod em runtime. Mais precisamente, eu quero trocar esse pod de node. Ou seja, um pod A roda num node N1, e agora eu quero que o pod A rode no node N2. Entende?
Olá Marcos,
Exatamente, nesse caso como o Pod foi abstraído pelo objeto Deployment, torna-se necessário remover o objeto Deployment pois com isso os objetos abstraídos também serão removidos.
Ah entendi, nesse caso, o Kubernetes oferece a possibilidade de trabalhar com a label nodeSelector, a ideia seria configurar um node com uma label de identificação e na criação do pod, você passaria essa label de identificação do node com a chave nodeSelector. Estou passando abaixo o link da documentação do Kubernetes que fornece mais detalhes sobre a configuração:
https://kubernetes.io/docs/concepts/configuration/assign-pod-node/
Abs