Eu segui o passo a passo de instalação do artigo compartilhado no curso; já verifiquei via terminal que o MySQL está instalado mas e agora? Onde acesso a IDE? Quais os próximos passos da instalação?
Eu segui o passo a passo de instalação do artigo compartilhado no curso; já verifiquei via terminal que o MySQL está instalado mas e agora? Onde acesso a IDE? Quais os próximos passos da instalação?
Olá Patrícia! Tudo ok contigo?
Que bom que você já conseguiu instalar o MySQL no seu Linux Ubuntu! Agora, para acessar a IDE do MySQL, você precisa abrir o terminal e digitar o seguinte comando:
mysql -u <seu_usuario> -p
Substitua <seu_usuario>
pelo nome de usuário que você configurou durante a instalação. Após digitar o comando, pressione Enter e você será solicitada a digitar a senha do usuário.
Assim que você digitar a senha correta, você estará dentro da interface de linha de comando do MySQL, onde poderá começar a manipular e consultar os dados.
Lembre-se que a interface de linha de comando pode ser um pouco intimidadora no começo, mas com o tempo você se acostuma e percebe que ela oferece muitas funcionalidades poderosas.
Espero ter ajudado, abraços e bons estudos!
Olá Renan! Tudo bem e vc?
Ainda não realizei nenhuma configuração, esse é o problema. Fiz a instalação do MySQL Workbech via terminal mas não sei como configurar nada e não encontro essa informação no material do curso.
Bom então eu vou explicar o processo de configuração do MySQL Workbench passo a passo para você.
Antes de começar, certifique-se de que o MySQL Server já esteja instalado e em execução em seu sistema. Se você não tiver o MySQL Server instalado, você precisará fazê-lo primeiro.
Aqui estão os passos para configurar o MySQL Workbench:
Passo 1: Abra o MySQL Workbench Após a instalação bem-sucedida do MySQL Workbench, abra o programa.
Passo 2: Conectar-se a um servidor MySQL
Passo 3: Iniciar uma sessão Depois de salvar a conexão, você verá a nova conexão listada na tela inicial do MySQL Workbench. Clique duas vezes na conexão para iniciar uma sessão.
Passo 4: Trabalhando com o MySQL Workbench Agora que você está conectado ao servidor MySQL, você pode usar o MySQL Workbench para criar bancos de dados, tabelas, executar consultas SQL e muito mais. Aqui estão algumas ações comuns
Espero que este mini guia tenha sido útil. Se você tiver alguma pergunta adicional ou precisar de ajuda específica, por favor, me informe!
Abraços e bons estudos.
Obrigada pela resposta!
Ainda assim achei bastante difícil instalar e configurar o MySQL no Linux, precisei recorrer a vídeos no YouTube para entender o que faltava na configuração, o que precisava ser feito antes da configuração no Workbench.
Acredito ser importante criar um artigo completo com começo, meio e fim para usuários Linux. Pelas dúvidas que encontrei no fórum as pessoas tem tido dificuldade há muito tempo.