Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Como importar projetos entre máquinas diferentes?

Comecei o curso programando em um computador. Mas precisei mudar. Então copiei a pasta do projeto no HD externo e depois joguei no computador de destino. Importei no Android Studio. Até consegui testar algumas vezes no meu celular. Mas depois de um tempo, o Grable não conseguia mais fazer o build do apk. Isso porque ele tentava apontar pra uma pasta de usuário do computador antigo.

Não encontrei em nenhum lugar essa configuração. E não consegui mais fazer o build pra jogar a apk no meu celular.

Qual seria o procedimento correto para realizar a migração de projetos entre workspaces diferentes?

2 respostas
solução!

Olá Vinicius,

O seu android studio deve ter encontrado arquivos de configuração do antigo computador e por isso ocorreu esse problema. Geralmente quando vamos trocar de computador, é comum versiona-lo via git e enviarmos o código para algum repositório na internet.

A vantagem dessa abordagem é que temos um arquivo chamado .gitignore que quando configurado corretamente vai impedir que esses arquivos de configuração sejam enviados para outros computadores.

Segue abaixo o link de um gitignore configurado para android:

https://github.com/github/gitignore/blob/master/Android.gitignore

O git é uma ferramenta muito importante para qualquer programador, recomendo o curso do alura:

https://cursos.alura.com.br/course/git

Porém se você ainda não está utilizando git, você pode tentar apagar manualmente as pastas abaixo antes de importar no novo computador:

.gradle/ build/ *.iml .idea

Lembre-se também que caso você deseja fazer o build assinado, você vai precisar da chave de assinatura que você criou da primeira vez e deve estar no computador anterior.

Fiz algo parecido. Copiei apenas o core (arquivos Java e xmls) e consegui resolver.

Vou fazer o curso de git. Valeu!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software