Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Como gerenciar várias APKs / IPAs do mesmo App?

Olá tenho cerca de 90 clientes, empresas, em um determinado App desenvolvido para Android e IOS. Atualmente uso uma aplicação para cada plataforma. Mas tenho acompanhado uma tendência de mercado intitulada "bandeira branca". Onde o app é postado na sua respectiva store com o nome e logo da empresa do cliente. Alguém saberia me dar uma dica de como gerenciar esse cenário? Pois ter uma APK android e uma IPA IOS por cliente se torna completamente inviável. No meu caso seriam cerca de 180 arquivos para gerenciar e publicar 90 em casa store. Existe alguma forma menos "braçal" de resolver esta demanda?

3 respostas

Oi Francisco, tudo bem ?

O que você pode fazer é ter uma "casca" que seria seu projeto base e para cada cliente você criaria um modulo que teria a dependencia da casca.

Dessa forma você teria que gerar um apk de qualquer forma, mas você teria que dar manutenção basicamente num único local

solução!

A ideia é essa que o Matheus disse, mesmo.

No Android, cada projeto é composto no mínimo de um módulo (no painel esquerdo onde estão os arquivos, a pasta raíz é um módulo). O legal do Android Studio é que você pode criar vários módulos diferentes para o mesmo projeto. E esses módulos podem ser partes diferentes da mesma app ou até mesmo outras versões da mesma app (essa é a ideia dos "white label").

Dá uma olhada nesse tutorial na documentação do Android sobre criação de módulos

No iOS, há o conceito de embedded frameworks: a mecânica é parecida mas o processo é beeeem mais chato pois é necessário mergulhar nas configurações de build dos projetos e no gerenciamento das dependências dos módulos. Então há uma regra para quem usa CocoaPods e outra para quem usa Carthage, mas ambas são chatinhas.

De qualquer forma, um bom ponto de partida é esse tutorial do Ray Wenderlich sobre embedded frameworks.

Matheus Brandino e Felipe Torres muito obrigado pela ajuda. As dicas foram muito úteis.