Atualmente trabalho como QA de um sistema desenvolvido com Bubble.io.
Queria entender como fazer testes de baixo nível, seguindo a pirâmide de testes, em um sistema No-code.
Quais formas posso melhorar e agilizar meus testes?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Atualmente trabalho como QA de um sistema desenvolvido com Bubble.io.
Queria entender como fazer testes de baixo nível, seguindo a pirâmide de testes, em um sistema No-code.
Quais formas posso melhorar e agilizar meus testes?
Oi João! Tudo certo?
Trabalhar com sistemas No-code, como o Bubble.io, traz alguns desafios únicos quando se trata de testes, especialmente os de baixo nível. A pirâmide de testes sugere que devemos ter uma base sólida de testes de baixo nível, como testes unitários e de integração, antes de avançar para testes de alto nível, como os testes E2E.
No contexto de plataformas No-code, aqui estão algumas sugestões para implementar testes de baixo nível:
Testes de Unidade: Embora o Bubble.io e outras plataformas No-code não forneçam acesso direto ao código-fonte para testes unitários tradicionais, você pode simular testes de unidade focando em validar a lógica de negócios configurada. Isso pode incluir verificar se as condições e fluxos de trabalho estão funcionando conforme esperado através de simulações manuais ou automações específicas.
Testes de Integração: Para sistemas No-code, os testes de integração podem envolver a verificação de como diferentes plugins ou APIs externas interagem com seu aplicativo. Você pode usar ferramentas de automação de testes que interagem com a interface do usuário para simular esses cenários, ou usar ferramentas de monitoramento para garantir que as integrações estão funcionando corretamente.
Ferramentas de Automação: Considere o uso de ferramentas de automação de testes que sejam compatíveis com plataformas No-code. Por exemplo, o Cypress pode ser usado para testes de interface do usuário, que, embora sejam mais de alto nível, podem ser configurados para testar interações específicas que simulam a lógica de negócios subjacente.
Monitoramento e Logs: Utilize recursos de monitoramento e logs para capturar dados de execução e identificar problemas de integração ou lógica. Isso pode servir como uma forma de "testes de unidade" indiretos, onde você verifica o comportamento esperado através de dados reais.
Testes de Fluxo de Trabalho: Crie cenários de teste que validem fluxos de trabalho completos, focando em pontos críticos onde a lógica de negócios é mais complexa. Isso pode ajudar a identificar problemas em um nível mais granular.
Espero que essas dicas ajudem você a estruturar seus testes de forma mais eficaz no ambiente No-code.
Bons estudos!