Boa noite pessoal, A minha dúvida é a seguinte, Tenho uma VM (linux) com o oracle instalado nela. Na minha máquina local win10 quero acessar esse banco utilizando o SQL Developer. instalei o oracle na minha máquina local(física) e quando tento a conexão dá alguns erros. Pesquisei e fiquei fuçando nos arquivos TNSNAMES e LISTENER .ora tentando resolver o meu problema e me foi retornado alguns erros (por isso não vou descreve-los aqui). O que eu gostaria mesmo, é de saber se para eu criar uma conexão entre minha VM e máquina física eu tenho que especificar isso no TNSNAMES.ora ( ou listener) da minha máquina física (acho que seria o client aqui). Tenho que fazer alguma alteração nesses arquivos na VM(onde está o banco) tbm??? É necessário mexer no listener de alguma das duas??? É realmente necessário eu ter o oracle instalado na minha máquina física (client), para que haja conexão com o server (VM onde o banco está)? Tenho essas dúvidas porque eu não entendi como funciona a conexão do oracle. Comparando o MYSQL não tive muita dificuldade.
Obrigado pela atenção