Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Como funciona os arquivos TNSNAMES.ora, LISTENER.ora

Boa noite pessoal, A minha dúvida é a seguinte, Tenho uma VM (linux) com o oracle instalado nela. Na minha máquina local win10 quero acessar esse banco utilizando o SQL Developer. instalei o oracle na minha máquina local(física) e quando tento a conexão dá alguns erros. Pesquisei e fiquei fuçando nos arquivos TNSNAMES e LISTENER .ora tentando resolver o meu problema e me foi retornado alguns erros (por isso não vou descreve-los aqui). O que eu gostaria mesmo, é de saber se para eu criar uma conexão entre minha VM e máquina física eu tenho que especificar isso no TNSNAMES.ora ( ou listener) da minha máquina física (acho que seria o client aqui). Tenho que fazer alguma alteração nesses arquivos na VM(onde está o banco) tbm??? É necessário mexer no listener de alguma das duas??? É realmente necessário eu ter o oracle instalado na minha máquina física (client), para que haja conexão com o server (VM onde o banco está)? Tenho essas dúvidas porque eu não entendi como funciona a conexão do oracle. Comparando o MYSQL não tive muita dificuldade.

Obrigado pela atenção

3 respostas

Oi Francisco, tudo bem ?

Cara não uso oracle em nenhuma das minhas aplicações, mas fiz uma busca e em todos os lugares que vi eles manipulavam esses dois arquivos para poder abrir o oracle na vm.

solução!

Olá Matheus, Obrigado pela resposta mas não sanou minhas dúvidas. Eu sei que esses arquivos servem para manipular a conexão, porém o que eu não sei é se tenho uma VM com Oracle dentro dela, e na minha máquina windows 10... eu preciso mexer em qual tnsnames.ora, o da máquina física ou da máquina virtual??? O mesmo serve para o listener.ora. uma outra pergunta era que no meu windows 10 eu precisaria mesmo instalar o Oracle apenas para acessar o banco na máquina virtual? Já tive problemas com conexão antes, no qual eu resolvi fuçando porque eu já tinha pegado uma vm configurada e a máquina física pronta, foi mais fácil de resolver. O cenário agora estou instalando tudo do zero, e percebi que não entendo o que precisa ser feito para que haja uma conexão de banco de dados oracle dentro de uma VM linux e uma máquina virtual win10. Gostaria de um "check-list" ou um passo-a-passo do que fazer para haja a conexão. por exemplo:

  • Instale o oracle na vm
  • recupere o host
  • no tnsnames.ora (client) declare a conexão com o host recuperado;

Algo do tipo, não precisava ser bem especificado, apenas o que é pra fazer.

Obrigado.

Bom consegui resolver o meu problema, basta inserir uma nova conexão no TNSNAMES.ora na máquina física, o nome do serviço que será utilizado nessa conexão deve ser recuperado no listener.ora na VM onde o banco oracle está.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software