Boa tarde, eu ainda não entendo como funciona quando termo que apontar para o default gateway esta meio esta meio abstrato ainda a ideia...
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Boa tarde, eu ainda não entendo como funciona quando termo que apontar para o default gateway esta meio esta meio abstrato ainda a ideia...
Olá Erick!
A máscara de sub-rede serve para determinar qual faixa de IP está dentro da mesma rede. Se definirmos uma rede 192.168.1.0 com máscara 255.255.255.0, quer dizer que o endereço de rede é 192.168.1.0, o endereço de broadcast é 192.168.1.255 e tem 254 endereços disponíveis.
Um desses endereços será o gateway padrão, que é um endereço que fará ligação entre essa rede e o roteador (outras redes), que esse é responsável por comunicar essa rede (192.168.1.0) com outras redes, incluindo a internet.
Resumo da ópera: uma rede só consegue conversar com máquinas que pertencem a essa mesma rede. Ex: o IP 192.168.1.5 consegue conversar com a máquina de IP 192.168.1.43, mas não conseguirá se comunicar com o IP 192.168.2.38. Para isso acontecer, o roteador tem que ter uma interface (gateway padrão) para a rede 192.168.1.0 (que normalmente é o primeiro IP disponível da rede, no caso 192.168.1.1) e uma interface (gateway padrão) para a rede 192.168.2.0 (que normalmente é o primeiro IP disponível da rede, no caso 192.168.2.1).
Espero que essa explicação tenha te ajudado!
Bons estudos!
A ideia seria então que meus ips 192.168.0.1 e 192.168.1.1, mesmo diferente se eu colcar o gateway eles irão se comunicar tranquilamente né?
Exatamente. Tendo um IP (default gateway) numa porta do roteador, que é a comunicação direta da rede com o roteador, o roteador se vira para conseguir comunicar uma rede com outras redes.