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Como fazer um orçamento baseando o projeto em métodos ágeis.

Olá! gostaria de tirar uma dúvida com relação à negociação comercial de um projeto desenvolvido em métodos ágeis. Sempre que preciso gerar um orçamento para um cliente, uso o método "waterfall", ou seja, faço uma estimativa geral do projeto e de acordo com essa estimativa eu calculo o preço e prazo com um escopo fechado e bem definido (sim, isso sempre gera problemas rsrsrs). Como nos métodos ágeis o projeto é divido em partes menores, e o escopo é bastante dinâmico, minha dúvida é em como isso geralmente é negociado com o cliente. Os valores são negociados a cada sprint? Pergunto isso porque as principais dúvidas do cliente sobre o orçamento é "Quanto isso custa e quando vai ficar pronto". Existe uma maneira de orientarmos o cliente nesse momento de acordo com os métodos ágeis?

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Olá Renato,

existem modelos de contratos ágeis que se adequam a esta realidade de entrega de software.

Nos modelos clássicos de contratos que seguiam principalmente o waterfall, como você comentou, os três valores definidos de fato eram escopo, custo e prazo. O problema é que software existe um quarto valor que nunca aparecia no contrato, mas que é implícito na área de software, que é a qualidade.

O problema dos modelos clássicos de contrato, qualquer problema ou alteração no projeto, dentre esses 4 valores sempre o que variava era a qualidade de software. Então muitas vezes, para entregar o projeto no mesmo custo, prazo e escopo, havia uma brusca queda na qualidade do código, o que resultava em bugs, dificuldade de manutenção, alto custo para mudanças, entre outros tantos problemas.

Como para a agilidade temos até como princípio a excelência técnica e o bom design, os contratos ágeis deixam fixos as variáveis custo, prazo e qualidade. Então qualquer problema que ocorra durante do desenvolvimento do projeto, o escopo é que irá variar.

Além disso, para se adequar aos modelos de entrega frequente e desde cedo, normalmente os contratos ágeis tem custo e prazo calculados para períodos curtos de tempo, como por exemplo 1 mês. Ou seja, a idéia é que o cliente negocia um contrato de um software de alta qualidade para o prazo de 1 mês e custo para este período de trabalho. Neste período de trabalho, é definido um escopo, que pode sofrer alterações durante o trabalho. Se no término deste período de 1 mês o cliente gostou do trabalho feito, já existem cláusulas no contrato que permitem sua renovação por mais 1 mês, estabelecendo um novo escopo e até mesmo um novo custo se necessário.

Caso o cliente não goste do trabalho, ele encerra as renovações e cada uma das partes segue a vida. Essas cláusulas de renovação também valem para o lado do desenvolvimento, pois nos modelos ágeis o cliente precisa estar presente para o projeto ter uma chance maior de sucesso. Se durante o trabalho o cliente não era presente e não tirava dúvidas do desenvolvedores quando necessário, o time pode decidir também não renovar o contrato.

Neste modelo, o cliente perde aquela ideia de data para o projeto completo, que em geral era um grande chute muitas vezes errado. Mas ele ganha em adaptabilidade, ser mais assertivo em relação ao seus custos, gerenciar melhor as mudanças dado que são escopos de 1 mês, uma visão mais precisa do projeto dado que ele consegue acompanhar mês a mês e fazer o fail fast quando necessário ao invés de investir por anos em projetos que tendem ao fracasso.

Olá Lucas. Muito obrigado pela sua explicação.

Ficou bem claro para mim como funcionam os contratos nesses casos.

Acredito que logo de cara posso encontrar uma certa resistência dos clientes, por estarem acostumados a encarar o software como um "produto fechado" com preço/escopo/prazo definidos, mas estou confiante de conseguir mostrar a eles os benefícios dos métodos ágeis, principalmente em qualidade de software.

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