Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Como fazer subtração em uma tabela dinâmica?

Opa, blz?

Como eu poderia fazer pra subtrair uma quantidade em uma tabela dinâmica?

Digamos que eu dei a entrada de 10 bananas, ok. No dia 2, vou precisar subtrair 3 bananas, no dia 3, 4 bananas, e assim vai.

Como eu posso fazer pra ir diminuindo esse valor na tabela dinâmica?

Brigadão. :)

3 respostas

Olá Maximiliano,

Para fazer cálculo na tabela dinâmica usamos o recurso de "Adicionar campo calculado"

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeEm Análise de Tabela Dinâmica, escolha "Campos itens e conjuntos" e então "Campo calculado" e então crie a operação de subtração que vc deseja.

Veja se isso resolve sua dúvida. Caso contrário, envie mais detalhes se possível com print da tela, para tentarmos ajudá-lo.

Bons estudos

Equipe do Prof. Sabino

solução!

Olá Maximiliano, tudo bem? Espero que sim!

Talvez a tabela dinâmica não seja a melhor opção nesse caso, uma vez que ela não atualiza automaticamente com a inserção ou mudança dos dados na sua planilha.

Você pode fazer uma planilha de estoque utilizando a fórmula SOMASE() do Excel. Vou deixar aqui um exemplo bem simples que controla somente a quantidade de itens que entram e que saem, e o resumo do estoque, mas esse exemplo pode ser aprimorado com novas informações como valor de venda com novas colunas ou filtragem por datas utilizando a função SOMASES().

Criei uma aba com as entradas dos produtos, com a data de entrada, nome do produto e quantidade que entrou naquele dia.

Planilha do Excel com informações de entrada de produtos, uma coluna para datas, outra para nome do produto e outra coluna para quantidades

Criei uma outra aba com as informações de saída dos produtos, incluindo a data de saída, nome do produto e quantidade de produtos que saíram.

Planilha do Excel com informações de saída de produtos, uma coluna para datas, outra para nome do produto e outra coluna para quantidades

Através dessas duas abas, foi possível construir uma aba de Estoque, que contém o nome do produto, uma coluna com a soma das entradas relativas a cada um dos produtos, outra coluna com a soma das saídas relativas a cada um dos produtos e a coluna de estoque que será a subtração da coluna de entrada pela coluna de saída.

Planilha do Excel com informações do estoque dos produtos, uma coluna para o nome dos produtos , uma coluna com a entrada de produtos, uma coluna para saída dos produtos e outra para o estoque calculado pela subtração entre a entrada e saída

Na aba de Estoque existe apenas o nome de itens únicos, já nas abas de Entrada e Saída o nome do produto pode repetir para várias datas, uma vez que podem ocorrer mais de uma entrada e saída. A fórmula utilizada para entrada e saída são análogas utilizando a fórmula SOMASE(). Na planilha de Estoque, na coluna de Entrada foi utilizada a fórmula =SOMASE(Entrada!$C$4:$C$23;Estoque!B4;Entrada!$D$4:$D$23). O primeiro parâmetro da fução é referente à coluna de nomes dos produtos na aba de Entrada e o segundo parâmetro é o nome do produto que será buscado na coluna dos nomes, que está na aba de estoque. Por último, o terceiro parâmetro são os valores a serem somados na coluna de Entrada.

Dessa forma a função irá somar todos os valores na planilha de Entrada cujo nome do produto seja igual ao nome que está na planilha de Estoque. A fórmula de Saída funciona da mesma forma mas puxando da aba de Saída.

Por fim a coluna de Estoque é a subtração das colunas de Entrada e Saída e sempre que você adicionar Entradas e Saídas nas tabelas o valor será atualizado automaticamente pelas fórmulas.

Você pode adaptar a planilha para o seu caso específico e fazer aprimoramentos que desejar.

Espero que tenha tirado sua dúvida.

Estou à disposição. Bons estudos!

João e equipe do Prof. Sabino, muito obrigado pela ajuda de vcs. A equipe do Prof. Sabino me ensinou algo que eu não sabia e é muito útil e o João me ensinou a solução que eu tava procurando. Vcs são brabos demais! Muito obrigado :)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software