Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
21
respostas

Como fazer para o input manter o valor após a submissão?

No código atual deixo a caixa em branco, mas queria que ela não apagasse o que eu escrevo nela.

Eu escrevo algo no input na view, o ajax pega e passa para o controller que grava no banco de dados. Só que depois o input fica em branco. Eu queria que ele persistisse na view o que eu tinha colocado nele para o cliente saber o estado atual da coisa.

@for (variavel = 1; variavel <= Model.FluxoRegra.FP; variavel++)
{
    <div MudarCoberto="MudarCoberto">
        <p>FP0 @variavel <input type="text" value="" onblur="MudarCoberto(this)" maxlength="3" style="width:38px;"></p>
    </div>
}
21 respostas

Boa tarde, Caio! Como vai?

Se vc está fazendo tudo com AJAX, então vc pode evitar o recarregamento da página no momento do submit do formulário! Precisando pra isso, fazer o famoso event.preventDefault() dentro do callback de submissão no JavaScript! Algo nesse estilo:

<form id="meuFormulario">
</form>

<script>
     const form = document.querySelector('#meuFormulario");

form.addEventListener('submit', function(event) {

event.preventDefault();
          // Aqui vc implementa a lógica da requisição AJAX.
     });
</script>

Pegou a ideia? Qualquer coisa é só falar!

Grande abraço e bons estudos, meu aluno!

Vou tentar. Mas acho que vou ter que carregar de qualquer jeito porque na mesma página tem outras funções que precisam de carregamento. A página faz outras coisas.

solução!

Oi Caio tudo bem?

Você pode usar o armazenamento interno do navegador (cookies, localstorage, localsql) para guardar a informação. Ela vai persistir no navegador até a pessoa limpar o cache.

Espero ter ajudado!!!!

André, como eu faço isso?

Eu vi esse método colocado no controller:

[OutputCache(Duration = 60)]

Mas não funciona. Conhece outro?

Seria bom um que já fosse colocado no value do input, no html.

Opa, Caio! Vc chegou a testar a solução que eu indiquei? Se sim, o que aconteceu?

Se a solução indicada por mim anteriormente não deu certo, então tenho uma segunda dica:

Tente devolver pra página, através dos dados enviados pelo controlador, o valor que foi digitado no input! Sendo assim, na página a ser carregada, o atributo value do input terá que receber esse valor que foi enviado pelo controlador!

O que eu estou fazendo é muito específico, nada disso funciona. Isso de retornar foi a primeira coisa que pensei, mas não funciona pois são vários inputs, que são gerados e retirados da página dinamicamente, não posso fixar um valor para todos e nem posso fixar a quantidade de valores, por meio de outras funções do javascript, na mesma página. Não consigo nem explicar direito, estou tentando passar um excel para o mvc, e esse excel tem macros difíceis. Mas eu acho que se fosse algo simples essas soluções sugeridas já resolveriam. Ao mesmo tempo que a página deve ser recarregada, eu não posso guardar esses inputs em variáveis, pois o número de variáveis não pode ser fixado e nem elas podem ser especificadas. A solução que eu acho que funcionaria é guardar no navegador, cookie, cache, etc. é algo realmente só para vizualização, não interfere no banco de dados e na lógica.

Dá uma olhada na minha ideia.

<!DOCTYPE html>
<html lang="en">
<head>
    <meta charset="UTF-8">
    <meta name="viewport" content="width=<device-width>, initial-scale=1.0">
    <meta http-equiv="X-UA-Compatible" content="ie=edge">
    <title>Document</title>
</head>
<script>
    function carregar(){
        document.getElementById("nome").value=localStorage.getItem("nome");
        document.getElementById("sobrenome").value=localStorage.getItem("sobrenome");
    }
    function submeter(){
        localStorage.setItem("nome",document.getElementById("nome").value);
        localStorage.setItem("sobrenome",document.getElementById("sobrenome").value);
    }
</script>
<body onload="carregar();">
    <form action="" onsubmit="submeter();">
        <input id="nome">
        <input id="sobrenome">
        <input type="submit">
    </form>
</body>
</html>

André, tá quase funcionando. Funcionou apenas para o primeiro input gerado de cada tido. Os outros não.

Por exemplo:

FP0 FUNCIONA FP1 NÃO FUNCIONA FP2 NÃO FUNCIONA FA0 FUNCIONA FA1 NÃO FUNCIONA FA2 NÃO FUNCIONA

obs: "MudarCoberto" é usado para outro javascript que faz outra coisa na página e isso está funcionando normalmente.

Código:

<div id="destaque">
    @{int variavel; }
        {

<p>FP0 @variavel <input id="nome" value="" onblur="MudarCoberto(this)" maxlength="3" style="width:38px;"><input type="submit"></p>
                </form>
            </div>

}

@for (variavel = 1; variavel <= Model.FluxoRegra.FA; variavel++)
        {

<p>FA0 @variavel <input id="nome2" value="" onblur="MudarCoberto(this)" maxlength="3" style="width:38px;"><input type="submit"></p>
                </form>
            </div>

}

@for (variavel = 1; variavel <= Model.FluxoRegra.EX; variavel++)
        {

<p>EX0 @variavel <input id="nome3" value="" onblur="MudarCoberto(this)" maxlength="3" style="width:38px;"><input type="submit"></p>
                </form>
            </div>

}

@for (variavel = 1; variavel <= Model.FluxoRegra.RN; variavel++)
        {

<p>RN0 @variavel <input id="nome4" value="" onblur="MudarCoberto(this)" maxlength="3" style="width:38px;"><input type="submit"></p>
                </form>
            </div>

}

@for (variavel = 1; variavel <= Model.FluxoRegra.PE; variavel++)
        {

<p>PE0 @variavel <input id="nome5" value="" onblur="MudarCoberto(this)" maxlength="3" style="width:38px;"><input type="submit"></p>
                </form>
            </div>

}

@for (variavel = 1; variavel <= Model.FluxoRegra.MSG; variavel++)
        {

<p>MSG0 @variavel <input id="nome6" value="" onblur="MudarCoberto(this)" maxlength="3" style="width:38px;"><input type="submit"></p>
                </form>
            </div>

}
    </body>
</div>
  <script type="text/javascript">

function carregar() {
                document.getElementById("nome").value = localStorage.getItem("nome");
                document.getElementById("nome2").value = localStorage.getItem("nome2");
                document.getElementById("nome3").value = localStorage.getItem("nome3");
                document.getElementById("nome4").value = localStorage.getItem("nome4");
                document.getElementById("nome5").value = localStorage.getItem("nome5");
                document.getElementById("nome6").value = localStorage.getItem("nome6");

}
            function submeter() {
                localStorage.setItem("nome", document.getElementById("nome").value);
                localStorage.setItem("nome2", document.getElementById("nome2").value);
                localStorage.setItem("nome3", document.getElementById("nome3").value);
                localStorage.setItem("nome4", document.getElementById("nome4").value);
                localStorage.setItem("nome5", document.getElementById("nome5").value);
                localStorage.setItem("nome6", document.getElementById("nome6").value);
            }

<script >

Parece que

document.getElementById

e

localStorage.setItem

pegam apenas o primeiro id que aparece em cada tipo. E eu não posso especificar ids diferentes. Apenas posso especificar ids diferentes para cada tipo.

Tenta assim

<!DOCTYPE html>
<html lang="en">

<head>
    <meta charset="UTF-8">
    <meta name="viewport" content="width=device-width, initial-scale=1.0">
    <meta http-equiv="X-UA-Compatible" content="ie=edge">
    <title>Document</title>
    <script>
        function carregar() {

inputs = document.getElementsByTagName("input");

for (let k = 0; k < inputs.length; k++) {
                if (inputs[k].getAttribute("type") != "submit") {
                    inputs[k].value = localStorage.getItem(inputs[k].id);
                }
            }

}
        function submeter(id) {
            localStorage.setItem(id, document.getElementById(id).value);

}

</script>
</head>

<body>

<div id="destaque">
        @{int variavel; }

@for (variavel = 1; variavel <= Model.FluxoRegra.FP; variavel++) { <div MudarCoberto="MudarCoberto">
                <form action="">
                    <p>FP0 @variavel <input onchange="submeter(this.id);" id="FP@variavel" value="" onblur="MudarCoberto(this)"
                            maxlength="3" style="width:38px;"><input type="submit"></p>
                </form>
    </div>

}

@for (variavel = 1; variavel <= Model.FluxoRegra.FA; variavel++) { <div MudarCoberto="MudarCoberto">
        <form action="">
            <p>FA0 @variavel <input onchange="submeter(this.id);" id="FA@variavel" value="" onblur="MudarCoberto(this)"
        </form>
        </div>

}

@for (variavel = 1; variavel <= Model.FluxoRegra.EX; variavel++) { <div MudarCoberto="MudarCoberto">
            <form action="">
                <p>EX0 @variavel <input onchange="submeter(this.id);" id="EX@variavel" value="" onblur="MudarCoberto(this)"
            </form>
            </div>

}

@for (variavel = 1; variavel <= Model.FluxoRegra.RN; variavel++) { <div MudarCoberto="MudarCoberto">
                <form action="">
                    <p>RN0 @variavel <input onchange="submeter(this.id);" id="RN@variavel" value=""
                            onblur="MudarCoberto(this)" maxlength="3" style="width:38px;"><input type="submit">
                    </p>
                </form>
                </div>

}

@for (variavel = 1; variavel <= Model.FluxoRegra.PE; variavel++) { <div MudarCoberto="MudarCoberto">
                    <form action="">
                        <p>PE0 @variavel <input onchange="submeter(this.id);" id="PE@variavel" value=""
                                onblur="MudarCoberto(this)" maxlength="3" style="width:38px;"><input type="submit"></p>
                    </form>
                    </div>

}

@for (variavel = 1; variavel <= Model.FluxoRegra.MSG; variavel++) { <div
                        MudarCoberto="MudarCoberto">
                        <form action="">
                            <p>MSG0 @variavel <input onchange="submeter(this.id);" id="MSG@variavel" value=""
                                    onblur="MudarCoberto(this)" maxlength="3" style="width:38px;"><input type="submit">
                            </p>
                        </form>
                        </div>

}

</div>

</body>

</html>

Se não funcionar poderia colocar seu projeto no github para analisarmos melhor?

Não funcionou, a idéia é outra. Tem que ver o projeto mesmo. Vou colocar o projeto no github. O que não está funcionando tá na view rastreabilidade.

Qual rota eu acesso a view Rastreabilidade direto? Tem como eu ver sem fazer o login? Não sou muito bom ainda com ASP.NET

Não dá. Está bloqueado se não fizer login. É só ir em registro antes, registrar e depois fazer login. A menos que vc tire o [Autorize] do HomeController. Mas acho que isso daria mais trabalho.

E ai?

Oi, desculpe a demora.

Dá uma testada agora, testei no seu projeto e funcionou como esperado.

<div id="destaque">
    @{int variavel; }
        {

<form action="" >
                    <p>FP0 @variavel <input  oninput="submeter(this.id);" id="nomeFP_@variavel" value="" onblur="MudarCoberto(this)" maxlength="3" style="width:38px;"><input type="submit"></p>
                </form>
            </div>

}
    </body>

@for (variavel = 1; variavel <= Model.FluxoRegra.FA; variavel++)
        {

<form action="" >
                    <p>FA0 @variavel <input  oninput="submeter(this.id);" id="nomeFA_@variavel" value="" onblur="MudarCoberto(this)" maxlength="3" style="width:38px;"><input type="submit"></p>
                </form>
            </div>

}

@for (variavel = 1; variavel <= Model.FluxoRegra.EX; variavel++)
        {

<form action="" >
                    <p>EX0 @variavel <input  oninput="submeter(this.id);" id="nomeEX_@variavel" value="" onblur="MudarCoberto(this)" maxlength="3" style="width:38px;"><input type="submit"></p>
                </form>
            </div>

}

@for (variavel = 1; variavel <= Model.FluxoRegra.RN; variavel++)
        {

<form action="">
                    <p>RN0 @variavel <input  oninput="submeter(this.id);" id="nomeRN_@variavel" value="" onblur="MudarCoberto(this)" maxlength="3" style="width:38px;"><input type="submit"></p>
                </form>
            </div>

}

@for (variavel = 1; variavel <= Model.FluxoRegra.PE; variavel++)
        {

<form action="" >
                    <p>PE0 @variavel <input  oninput="submeter(this.id);" id="nomePE_@variavel" value="" onblur="MudarCoberto(this)" maxlength="3" style="width:38px;"><input type="submit"></p>
                </form>
            </div>

}

@for (variavel = 1; variavel <= Model.FluxoRegra.MSG; variavel++)
        {

<form action="" >
                    <p>MSG0 @variavel <input   oninput="submeter(this.id);" id="nomeMSG_@variavel" value="" onblur="MudarCoberto(this)" maxlength="3" style="width:38px;"><input type="submit"></p>
                </form>
            </div>

}

<script type="text/javascript">

function carregar() {

inputs = document.getElementsByTagName("input");

for (let k = 0; k < inputs.length; k++) {
                    if (inputs[k].getAttribute("type") != "submit") {
                        inputs[k].value = localStorage.getItem(inputs[k].id);
                    }
                }

}
            function submeter(id) {
                localStorage.setItem(id, document.getElementById(id).value);

}

Funcionou ! Valeu! Mas o outro javascript da página passou a não funcionar: o que cria os inputs. Vou ver se resolvo aqui para os dois funcionarem.

Ok Caio! Disponha e bons estudos!!

Se o novo erro persistir e para ter mais visibilidade abre um novo tópico na seção de ASP.NET aí mais gente vai vir ajudar.

Vou abrir. Essa view pode esperar para ser feita.