Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Como fazer dimensionamento de infraestrutura ?

Como vocês fariam um dimensionamento de infraestrutura ? Por exemplo tenho uma API Java, como eu sei qual a configuração de servidor que eu precisaria a nível de hardware para executá-la ?

1 resposta
solução!

Oii Luciano, tudo bem?

Dimensionar a infraestrutura para uma API Java envolve considerar vários fatores para garantir que o servidor escolhido possa lidar com a carga de trabalho esperada sem problemas.

1. Avaliação do Tráfego Esperado: Estime o número de usuários simultâneos e as requisições por segundo que sua API precisará suportar. Isso vai ter ajudar a entender a carga que o servidor precisará gerenciar.

2. Análise de Requisitos da Aplicação: Veja os requisitos de sistema da sua API Java, incluindo consumo de memória RAM e CPU durante os picos de uso. Você pode fazer isso realizando testes de carga.

3. Escolha do Hardware:

• CPU: Dependendo da carga de processamento da sua API, você pode precisar de um servidor com mais núcleos de CPU. APIs que realizam muitos cálculos ou processamentos podem se beneficiar de CPUs mais rápidas e com mais núcleos.
    • Memória RAM: A JVM (Java Virtual Machine) pode consumir bastante memória, especialmente em aplicações grandes. Garanta que o servidor tenha RAM suficiente para alocar a JVM e para o sistema operacional e outros serviços rodarem confortavelmente.
    • Armazenamento e I/O: Se sua API faz muitas operações de leitura e escrita em disco, considere SSDs por sua rapidez em I/O.
  4. Escalabilidade: Pense em uma infraestrutura que possa ser facilmente escalada. Servidores em nuvem, como AWS, Azure ou Google Cloud, oferecem a flexibilidade de ajustar recursos conforme a demanda.

5. Redundância e Alta Disponibilidade: Pra garantir que sua API esteja sempre disponível, considere configurar mais de um servidor em diferentes zonas de disponibilidade.

6. Monitoramento e Ajustes: Depois da implementação, é crucial monitorar o desempenho da sua API e fazer ajustes conforme necessário. Ferramentas de monitoramento podem ajudar a identificar gargalos e problemas de desempenho em tempo real.

Um exemplo prático seria começar com um servidor com 2-4 núcleos de CPU, 8-16 GB de RAM e SSDs para armazenamento. A partir daí, ajustar conforme os resultados dos testes de carga e monitoramento de desempenho.

Espero ter ajudado.

Um abraço e bons estudos.