Como vocês fariam um dimensionamento de infraestrutura ? Por exemplo tenho uma API Java, como eu sei qual a configuração de servidor que eu precisaria a nível de hardware para executá-la ?
Como vocês fariam um dimensionamento de infraestrutura ? Por exemplo tenho uma API Java, como eu sei qual a configuração de servidor que eu precisaria a nível de hardware para executá-la ?
Oii Luciano, tudo bem?
Dimensionar a infraestrutura para uma API Java envolve considerar vários fatores para garantir que o servidor escolhido possa lidar com a carga de trabalho esperada sem problemas.
Avaliação do Tráfego Esperado: Estime o número de usuários simultâneos e as requisições por segundo que sua API precisará suportar. Isso vai ter ajudar a entender a carga que o servidor precisará gerenciar.
Análise de Requisitos da Aplicação: Veja os requisitos de sistema da sua API Java, incluindo consumo de memória RAM e CPU durante os picos de uso. Você pode fazer isso realizando testes de carga.
Escolha do Hardware:
Escalabilidade: Pense em uma infraestrutura que possa ser facilmente escalada. Servidores em nuvem, como AWS, Azure ou Google Cloud, oferecem a flexibilidade de ajustar recursos conforme a demanda.
Redundância e Alta Disponibilidade: Pra garantir que sua API esteja sempre disponível, considere configurar mais de um servidor em diferentes zonas de disponibilidade.
Monitoramento e Ajustes: Depois da implementação, é crucial monitorar o desempenho da sua API e fazer ajustes conforme necessário. Ferramentas de monitoramento podem ajudar a identificar gargalos e problemas de desempenho em tempo real.
Um exemplo prático seria começar com um servidor com 2-4 núcleos de CPU, 8-16 GB de RAM e SSDs para armazenamento. A partir daí, ajustar conforme os resultados dos testes de carga e monitoramento de desempenho.
Espero ter ajudado.
Um abraço e bons estudos.