Olá Danilo!
Eu quero fazer com que o ator pare de andar quando pontuar, pois se eu pontuar, ele volta pra posição inicial já andando. Então o jogador bate no carro da primeira fila se não parar de apertar a tecla. Eu quero que a pessoa pontue, volte para a posição inicial e o ator pare, e só movimente de novo se eu tirar o dedo da tecla e apertar de novo.
Obs: Bia é uma amg minha que quer entrar na Alura, e eu coloquei a foto dela em vez de ser da vaquinha haha
<script>
//código do ator
let xAtor = 85;
let yAtor = 366;
let colisao = false;
let meusPontos = 0;
function mostraAtor () {
image(imagemBia,xAtor, yAtor, 30, 30);
}
function movimentaAtor() {
if (keyIsDown(UP_ARROW)) {
yAtor -= 3;
}
if (keyIsDown(DOWN_ARROW)) {
yAtor += 3;
}
if (keyIsDown(LEFT_ARROW)) {
xAtor -= 3;
}
if (keyIsDown(RIGHT_ARROW)) {
xAtor += 3;
}
}
function verificaBorda () {
if (xAtor < 0 ) {
xAtor += 3;
}
if (xAtor > 470) {
xAtor -= 3;
}
if (yAtor < -10) {
yAtor += 3;
}
if (yAtor > 366) {
yAtor -= 3;
}
}
function verificaColisao () {
for (let i = 0; i < imagemCarro.length; i++) {
colisao = collideRectCircle(xCarros[i], yCarros[i], comprimentoCarro, alturaCarro, xAtor, yAtor, 15)
if (colisao) {
print("Colidiu")
voltaAtorParaPosicaoInicial();
somDaColisao.play();
if (pontosMaiorQueZero()) {
meusPontos -= 1;
}
}
}
}
function voltaAtorParaPosicaoInicial(){
yAtor = 366;
xAtor = 100;
}
function incluiPontos () {
textAlign(CENTER);
textSize(25);
text("Ajude a Bia a atravessar a rua", 300, 25)
textAlign(CENTER);
textSize(25);
fill(color(255,240,60));
text(meusPontos, width / 5, 27);
}
function marcaPonto(){
if (yAtor < 15){
meusPontos += 1;
yAtor = 366;
somDoPonto.play();
}
}
function pontosMaiorQueZero(){
return meusPontos > 0
}
</script>