Olá, Eliezer! Tudo bem?
Para melhorar esse código usando Orientação a Objetos você pode usar o conceito de classe e objeto, criando uma classe chamada Gato
e usando ela para instanciar os objetos dela (nesse caso, os gatinhos Garfield, Artemis E Jiraya).
Fiz o exemplo para você visualizar melhor:
class Gato {
String nome;
double peso;
String cores;
int idade;
bool isFofo;
Gato({
required this.nome,
required this.peso,
required this.cores,
required this.idade,
required this.isFofo
});
}
Nessa classe Gato
, estamos usando as mesmas variáveis do código anterior e recebemos elas por parâmetro através do nosso construtor, sendo os parâmetros do tipo nomeados (pois usamos o as chaves {}
) e obrigatórios (pois usamos o modificador required
).
E agora, com a nossa classe feita, basta instanciarmos os objetos dela na main
, veja só:
void main() {
Gato garfield = Gato(
nome: "Garfield", peso: 6.5, cores: "Laranja", idade: 4, isFofo: true);
Gato artemis = Gato(
nome: "Artemis", peso: 3.150, cores: "Branca", idade: 5, isFofo: true);
Gato jiraya = Gato(
nome: "Jiraya",
peso: 3.3,
cores: "Preto e Amarelo",
idade: 6,
isFofo: true);
}
Dessa maneira, utilizando os conceitos de OO, você consegue deixar seu código bem melhor.
Espero que tenha te ajudado de alguma forma, se tiver ficado alguma dúvida fique a vontade para perguntar. Bons estudos!
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