import pandas as pd
vz= pd.read_csv('vazoes_go.csv', sep=',', encoding='latin-1') vz
media= vz.groupby("mês").mean()["min"] media.head()
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
import pandas as pd
vz= pd.read_csv('vazoes_go.csv', sep=',', encoding='latin-1') vz
media= vz.groupby("mês").mean()["min"] media.head()
Bom dia Hugo,
Se quer calcular a média dos grupos por mês e ano juntos (01/2018; 01/2019; ...) você pode fazer o groupby com as duas colunas em uma lista:
vz.groupby(["mês", "ano"]).mean()["min"]
agradeço a resposta lucas, mas acho que não soube elaborar muito bem a pergunta. Na verdade o que estou querendo fazer é calcular um valor médio para diferentes "cod" em meses que se repetem
cod, dia, mes, ano, max, min, med
essas são as colunas do dataframe, o que gostaria de fazer é uma média de todos os valores de "cod" do mes i do ano i e gerar a media de min, med, e max. Dessa forma eu teria como resultado um dataframe com as medias de min, med, max dos 12 meses do ano para cada ano i variando de 1931 a 2017, as medias dos 12 meses de 1931, 1932 e assim por diante
Ah, então só para confirmar, você já tem atualmente os valores max, min e med por dia, e o que você quer é um novo DataFrame com esses valores por mês?
Tentando resumir, você tem os valores diários e quer os valores mensais, correto?
Se possível compartilha o arquivo vazoes_go.csv, por um link do Google Drive ou por onde der.