1
resposta

Como estimar o tempo total de um projeto

Prezados, boa tarde

Um dos pontos do Agile é não ser preditivo. Gostaria de saber como fazemos para estimar o tempo total de um projeto, buscando construir um orçamento para nossos clientes. Entendo que essa atividade deva ser preditiva para termos a capacidade de construir o orçamento.

1 resposta

Adriano, tudo bom?

Vou puxar um dos valores do Manifesto Ágil:

"Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos"

Quando nos propomos a sermos Ágeis estamos nos propondo a fazer uma negociação diferente com o cliente, e o cliente precisa aprender, refletir e aceitar esses termos.

Um cliente quer um sistema com 30 funcionalidades, no preditivo você vai orçar 30 funcionalidades. No iterativo e incremental você vai pegar, por exemplo, as 3 funcionalidades que mais são valorosas para o cliente, vai construir, vai colocar no mercado, vai receber feedback e vai construir mais conforme o valor. Pode ser que você construa 5 funcionalidades e esteja perfeito. Fim do projeto.

Agora em termos práticos. Orçamento por hora, a estimativa pode ser feita para o cliente ter uma ideia de quanto tempo gastaria fazendo tudo aquilo e existem diversas formas de fazer isso. O que tem que ficar bem claro é que não tem contrato de fazer aquilo, é apenas um exemplo de como seria se aquilo fosse feito na sua totalidade. Mas a equipe e o cliente vão estar sempre negociando para ver o que vai entrar.

A ideia de propor um MVP também é boa quando o cliente não está habituado à metodologia Ágil. Assim, ele terá a visão de um mínimo entregável. Por exemplo, um contrato de um ano, com um MVP nos 3 primeiros meses e depois adicionar funcionalidade durante os outros 9 meses conforme os feedbacks.