1
resposta

como criar arquivos html num projeto python django?

Estou cursando o curso python Django e vi o projeto sendo feito com arquivos HTML sendo carregados em conjunto, como fazer python e HTML trabalharem juntos? Qual , se possivel, lib usar?É possivel carregar arquivos HTML normalmente em codigos Python? Qual fica a pagina URL sendo carregada? Qual porta usar? Gostaria de saber a explicação, obrigado...

1 resposta

Boa tarde, Ricardo! Tudo bem com você?

No Django, é possível criar arquivos HTML para trabalhar em conjunto com o Python. Para isso, você pode utilizar a biblioteca Django Template Language (DTL), que é uma linguagem de template própria do Django.

A DTL permite que você insira código Python dentro dos seus arquivos HTML, facilitando a comunicação entre as duas linguagens. Você pode utilizar tags especiais, como {% %} para inserir código Python, e {{ }} para exibir variáveis Python no seu template.

Por exemplo, suponha que você queira exibir o nome de um usuário em um template HTML. Você pode fazer o seguinte:

<!DOCTYPE html>
<html>
<head>
    <title>Exemplo Django</title>
</head>
<body>
    <h1>Bem-vindo, {{ nome_usuario }}!</h1>
</body>
</html>

No código acima, a variável nome_usuario será substituída pelo valor correspondente no momento em que o template for renderizado.

Quanto à página URL sendo carregada e a porta a ser utilizada, isso depende da configuração do seu projeto Django. O Django possui um sistema de rotas (URLs) que mapeia as URLs para as views correspondentes. A porta padrão para o servidor de desenvolvimento do Django é a 8000, mas você pode alterá-la se necessário.

Para mais informações acesso o seguinte trecho da documentação oficial do Django: Templates

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software