1
resposta

Como baixar cotações histórica de todos as ações do Ibov?

Olá, gostaria de saber, como eu consigo baixar a cotação histórica de todas as ações que compõem o indice bovepa podendo delimitar datas?

Ao realizar a busca no YahooFinance eu não consigo delimitar as datas e nem consigo todas as ações de um única vez.

Muito Obrigado

1 resposta

Olá Rodrigo, tudo bem? Espero que sim!

Desculpe pela demora em retornar.

Atualmente o Excel só fornece ferramentas desse tipo através do Office 365 que é menos acessível e tem algumas limitações.

O Google Sheets possui a função =GOOGLEFINANCE() que consegue trazer em tempo real a cotação atual e também consegue trazer informações históricas, podendo escolher as datas de início e fim.

Ao utilizar a função, tenha em mente que vai ocupar duas colunas, uma informando a data e outra informando o preço de fechamento.

Você pode deixar células para informar as datas e o nome do ativo para utilizar como referência na fórmula e ficar mais simples o uso da função.

Planilha com cotação histórica de ativos utilizando Google Sheets e função GOOGLEFINANCE

A função utilizada na planilha está na célula B3, fazendo referência ao ativo que está na célula A3 e as datas em B1 e B2:

=GOOGLEFINANCE(A3;"price";$B$1;$B$2;"DAILY")

As cotações são diárias, mas pode ser mudado o parâmetro para semanal. Você pode consultar a documentação da função GOOGLEFINANCE para verificar todos os parâmetros que podem ser modifcados.

A seguir, pode ser visto o funcionamento da planilha, atualizando as cotações de 3 ativos diferentes ao alterar as datas de início e final.

Animação mostrando a cotação histórica sendo atualizada ao modificar data de início e fim utilizando GOOGLEFINANCE no Google Sheets

Espero que tenha tirado sua dúvida.

Estou à disposição.