2
respostas

Como aprender as funções de R

Boa tarde.

Estou aprendendo R e acho muito interessante, gosto muito de trabalhar com essa linguagem. Mas estou com dificuldades de aprender, lembrar todas as funções possíveis dessa linguagem. Eu, engenheiro mecânico, com mestrado em engenharia metalúrgica, aprendi programação em apenas 3 matérias. Sei o básico, sei como funciona, sei como as equações trabalham, mas eu estou com dificuldade de memorizar tantas funções, já que não sou da área de informática. Existe alguma metodologia que ajuda no aprendizado? Alguma forma para lembrar das funções?

2 respostas

Olá, Gustavo!

Então, é realmente difícil lembrar de todas as funções mesmo que passe anos trabalhando com R. (Inlcusive, essa é uma realidade pra qualquer linguagem de programação). Por isso, mais importante que memorizar as funções é saber como achá-las.

Existem algumas funções built-in e existem as funções usadas por dependências de pacotes. Se você tiver usando o Rstudio, em um dos paineis possui a aba 'packages', lá você pode procurar pelo pacote desejado que terá todas as suas funções documentadas. Outro local muito bom é https://www.rdocumentation.org/ da DataCamp.

O cenário mais interessante é saber pra o que determinado pacote serve e assim você terá uma breve noção dos tipos de funções que pode encontrar por lá. Por exemplo, o ggplot2 é exclusivo pra criação de gráficos, então lá você já sabe que encontrará funções com esse intuito (criar diferentes tipos de gráficos, mexer no tema, na escala, adicionar títulos, etc...).