Olá, Gustavo!
Então, é realmente difícil lembrar de todas as funções mesmo que passe anos trabalhando com R. (Inlcusive, essa é uma realidade pra qualquer linguagem de programação). Por isso, mais importante que memorizar as funções é saber como achá-las.
Existem algumas funções built-in e existem as funções usadas por dependências de pacotes. Se você tiver usando o Rstudio, em um dos paineis possui a aba 'packages', lá você pode procurar pelo pacote desejado que terá todas as suas funções documentadas. Outro local muito bom é https://www.rdocumentation.org/ da DataCamp.
O cenário mais interessante é saber pra o que determinado pacote serve e assim você terá uma breve noção dos tipos de funções que pode encontrar por lá. Por exemplo, o ggplot2 é exclusivo pra criação de gráficos, então lá você já sabe que encontrará funções com esse intuito (criar diferentes tipos de gráficos, mexer no tema, na escala, adicionar títulos, etc...).
No mais, o que pode vim a facilitar a memorização das funções são os seus próprios nomes. Normalmente a comunidade tenta usar nomes bem intuitivos e padronizados. Exemplificando novamente com o ggplot2: Toda vez que for criar um gráfico é necessário chamar a funções ggplot() depois a função referente ao gráfico que quer criar como geom_bar(), geom_point(), geom_bloxplot(), ... Note que toda vez terá o "geom" na frente seguido do nome do gráfico propriamente dito. Muitos outros pacotes seguem uma linha parecida, então isso ajuda na hora de memorizar.
Sendo assim, acho que o melhor caminho é aprendendo quais são os pacotes que você mais utiliza e qual o intuito deles.
Espero ter ajudo de alguma forma :)