Olá Janilson, tudo bem?
Obrigado pelo retorno. Neste vídeo o professor falou sobre as variáveis de ambiente e mostrou que existem alguns comandos que podemos usar para fazer algumas verificações no servidor.
Este comando é usado para verificar se alguma tabela temporária que deveria ter sido criada em memória, foi criada em HD. Se o valor=0 o tamanho da variável de memória está satisfatório, caso valor>0 significa que as tabelas estão sendo criadas em HD, deixando as consultas mais lentas.
No meu caso valor=6 porque eu havia instalado o MySQL antes de entrar na alura e estava fazendo um curso de SQL onde fiz várias consultas. Dias depois entrei na alura e elas continuam lá, indicando que tais tabelas não são apagadas ao encerrar a sessão, ou seja, não são temporárias.
SHOW GLOBAL STATUS LIKE 'Created_tmp_disk_tables';
Já este comando é utilizado para verificar o tamanho da variável de ambiente que foi definida no arquivo my.ini, a variável tmp_table_size.
SHOW GLOBAL VARIABLES LIKE 'tmp_table_size';
Depois com este comando ele mostrou que podemos aumentar a quantidade de memória para que nossas queries criem tabelas em memória e não em disco.
SET GLOBAL tmp_table_size = valor_inteiro_em_bytes;
O que ele não mostrou nem comentou a respeito, fruto da minha dúvida, foi como podemos apagar essas tabelas que foram criadas em disco. Também não falou se elas são apagadas do hd ao encerrar a sessão ou não.
Sobre a importação e backup
Está tudo certo e já consegui resolver, como havia dito, eu estava tentando fazer algo que ele nem havia explicando ainda e após a aula sobre backup eu pude entender e consegui fazer os backups.
O problema foi que ele mostrou como importar uma base e nessa mesma aula eu estava testando fazer o efeito contrário, exportar uma base (backup). Após a aula entendi todas as diferenças e como proceder em cada uma delas.
Agora só preciso saber como apagar tais tabelas que foram criadas em disco e não em memória. Se você souber agradeço se compartilhar. Caso eu descubra antes aviso aqui também.
Obrigado pela ajuda.