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Comentário da aula Fazer Melhor e fazer Diferente

Eu entendi a aula ao propor a ideia de agregar valor como algo que melhora e abrir novas frentes enquanto algo que diferencia. No entanto, penso que em termos conceituais a ideia de melhorar implicaria necessariamente em fazer diferente. Qualquer atividade ou ou objeto em que se realiza um melhoramento também está se realizando uma modificação, portanto, realizando algo que o diferencia. Já quando focamos na diferenciação em si, não criamos necessariamente uma melhora. O mudar de um regime democrático para um regime autoritário é realizar uma diferenciação da ordem política, mas não um melhoramento.  Um outro exemplo: dizem que a Nasa passou muito tempo elaborando um jeito dos astronautas escreverem no espaço cuja a gravidade, pressão atmosférica etc. impedi-os de usar uma caneta para escrever. Diz a lenda que um funcionário que acompanhava o processo sugeriu o uso do lápis. Ou seja, do ponto de vista de nosso uso diário a caneta substituiria o lápis em termos de ser um objeto diferente. No entanto, se consideramos esse contexto da Nasa ela não é um melhoramento

Como professor eu posso melhorar minhas aulas criando estratégias e usando recursos didáticos diferentes e esse melhoramento será diretamente ligado a diferenciação. Não existe possibilidade de melhorar uma aula sem diferenciar em algum aspecto. No entanto, se os recursos utilizados forem radicalizados (sair de uma aula expositiva para uma visita técnica) ai temos uma diferenciação pode ser implantada e se tornar uma inovação.

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Olá, Alessandro! Como vai?

Sua reflexão é bastante pertinente e mostra que você está realmente engajado com o conteúdo do curso. Vamos lá!

Acredito que a chave para entender essa diferenciação proposta por Schumpeter está na escala e no impacto da mudança. Quando falamos em "fazer melhor", estamos nos referindo a aprimoramentos incrementais, aqueles que melhoram o desempenho de um produto, serviço ou processo já existente, mas sem alterar drasticamente sua natureza.

Por exemplo, um carro que recebe um motor mais eficiente está sendo aprimorado, está "melhor", mas ainda é um carro. A essência do produto não mudou, ele apenas foi aprimorado.

Por outro lado, quando falamos em "fazer diferente", estamos nos referindo a inovações disruptivas, aquelas que rompem com o status quo e introduzem algo completamente novo. Usando novamente o exemplo do carro, seria como substituir o carro por um drone de transporte pessoal. Não é apenas uma melhoria do carro, é algo completamente diferente.

Com relação ao seu exemplo da NASA, a caneta espacial foi uma inovação disruptiva (fazer diferente), enquanto o lápis seria uma solução incremental (fazer melhor), já que é uma ferramenta de escrita já conhecida, mas que se adequava melhor ao contexto.

Espero que essa explicação ajude a esclarecer a distinção entre "fazer melhor" e "fazer diferente". Lembre-se, a inovação pode ocorrer em qualquer ponto desse espectro, e tanto as melhorias incrementais quanto as inovações disruptivas têm seu valor.

Espero ter ajudado e bons estudos!

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